sexta-feira, 30 de abril de 2010

Acre ergue torre para observar os "Geoglifos"

Os "geoglifos do Acre", que devem ser tombados como patrimônio da humanidade, seguem atraindo as atenções do mundo. Nos meses de junho e julho, pesquisadores do Brasil, EUA, Finlândia e outros países percorrerão o Vale do Acre para aprofundar os estudos na tentativa de desvendar o grande mistério que cerca as estruturas de terra construídas possívelmente entre 700 e 3.000 anos passados, segundo informações da Agência de Notícias do Acre.
A palavra "geoglifo" é a contração de "terra" e "marca" em latim. As estruturas são grandes formas geométricas desenhadas na terra, semelhantes aos "geoglifos de Nazca", no Peru. Os do Acre, ficam na região brasileira mais próxima de Nazca, na fronteira com o país vizinho. Para visualizar, tanto lá como aqui é por sobrevoo de avião. Foram construídas e mantidas ao longo de centenas de anos por uma civilização que, segundo as últimas teorias, passava de 60 mil pessoas???
A finalidade dos geoglifos ainda é uma incógnita! Os primeiros sítios arqueológicos foram descobertos pelo arqueólogo Ondemar Dias, em 1977. Hoje, em uma área de mais de 250 km do Vale do Acre e região sul do Amazonas foram identificadas dezenas dessas estruturas...!!!
Os "geoglifos" devem se transformar também em atração turística. Até setembro o Governo do Estado do Acre deve inaugurar uma torre de 23m de altura, para observação das estruturas -  um centro de visitação onde o turista receberá todas as informações do local.
(Globo online)

Um comentário: