segunda-feira, 12 de abril de 2010

A floração das cerejeiras no Japão ...

É uma obssessão nacional! Uma espécie de febre que ataca os japoneses uma vez por ano e faz todo o país começar a falar de flores. "A floração das cerejeiras" - a mais importante data do calendário nacional do Japão - é um espetáculo natural que leva milhões de pessoas às ruas para comemorar como se fosse carnaval.
Ao lado das cerejeiras nos parques na entrada da primavera, os japoneses despedem-se das formalidades que os caracterizam.
O evento dura uma semana, mas mobiliza todo o país. Cabe à Agência Meteorológica Nacional anunciar quando os botões da flor de cerejeira - a sav sakura - vão se abrir e, a partir daí, não se fala em outra coisa.
O que muda com as cerejeiras? "o nosso coração", dizem os japoneses. Observa-se a transformação do comportamento deles, em geral introspectivos. assim que é anunciado o início oficial da primavera começam os preparativos para as festas do hanami ( o ritual de observação das flores ).
A simbologia da festa por trás do ritual: as cerejeiras são o símbolo da efemeridade da existência do homem, um lembrete de que a beleza da vida "é fugaz"!!! Elas representam também, o recomeço, e por isso, o ano nas escolas e nas empresas japonesas só começa em abril, junto com a chegada das flores.
(Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário