quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aprovada a obrigatoriedade de exibição de filmes nacionais nas escolas...

Estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas serão obrigados a assistirem, no período de um mês, a pelo menos duas horas de filmes nacionais.
A proposta faz parte de um projeto de lei, aprovado nesta terça-feira (25) em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado.
De acordo com o texto, de autoria do Senador Cristovam Buarque, essa exibição passa a ser um dos componentes do currículo escolar. O objetivo, segundo o político, é disseminar a cultura na rede pública a um custo reduzido e despertar nas crianças o interesse pelas produções nacionais. "Escola sem cultura não é escola. É difícil fazer teatro em todas as escolas, mas cinema é perfeitamente possível. Com isso, a gente vai criar uma demanda para os filmes no futuro", defende ele.
Caso não seja apresentado recurso para que o texto seja analisado pelo plenário, o projeto seguirá agora diretamente para a Câmara dos Deputados.
Pobre professor! Mais uma atribuição fora do contexto de sua formação básica!!!
A ideia é ótima! Mas, se o professor não for bem preparado para assumir esta responsabilidade, será um tempo perdido dentro da sala de aula. Ele precisará de um nível de conhecimento bem amplo para poder orientar:  terá que aprender a escolher bem os filmes assim como o faz com os livros didáticos, terá que conhecer a qualidade dos filmes de acordo com a faixa etária com que ele vai trabalhar...Ou seja, se a escola não tiver um projeto pedagógico consistente e apoio governamental (tanto de infra-estrutura das escolas como na formação de professores),  não será possível  um trabalho didático atraente, com o nível de expectativas com que foi imaginado...!!! Resultando em mais um projeto de "gaveta"...
É evidente que esta opinião refere-se às escolas da rede pública!
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário