terça-feira, 11 de maio de 2010

Para entender o Bullying...

A palavra inglesa Bullying, está sendo muito impregada no momento. Conforme Ana Beatriz Barbosa da Silva, psiquiatra e autora do livro "Mentes Perigosas nas Escolas", é um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica que ocorre muitas vezes nas escolas e é caracterizado por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra outros alunos. Ofensas verbais, humilhação, exclusão, discriminação e agressões físicas ou sexuais caracterizam este tipo de comportamento. 
A prática pode acontecer em qualquer escola, independentemente das condições econômicas ou sociais dos alunos, mas normalmente é alguém que já se encontra em desigualdade de poder, já apresenta quadro de autoestima baixa. A prática do Bullying agrava o problema e pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e comportamentais.
Um exemplo bem atual aconteceu em março deste ano no Japão. A princesa Aiko, filha do príncipe herdeiro do trono imperial, Naruhito, e da princesa Masako, deixou de ir à escola onde frequenta, em Tókio, por causa das ofensas por parte dos colegas de classe. 
Apesar de parecer um comportamento novo, não é! (quem de nós não teve um fato semelhante nos tempos de escola?), mas só agora ele é reconhecido como causador de sérios danos e merecedor de medidas especiais para sua prevenção. As vítimas, na maioria das vezes, sofrem caladas e as consequências podem ser desastrosas: desde repetência e evasão escolar até o isolamento e depressão e em outros casos extremos: suicídio ou homicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário