segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cinema: Lições práticas para a vida...

Gostei! Achei esclarecedor e proposital o texto sobre cinema, postado na revista Época, escrito por Lívia Deodato e Luís A. Giron - Por que o cinema se transformou, em um século, na maior fonte de lições práticas para a vida:
"Desde que os seres humanos dominaram a fala, eles contam histórias. É a maneira mais eficiente de ensinar, inspirar, mover alguém. E, no último século, o modo mais espetacular de contar histórias tem sido o cinema. Pense nos efeitos. Pense nas estrelas. Pense na entrega do público, que aceita ficar duas horas numa sala escura, com sua atenção exclusivamente voltada para as mensagens que alguém criou. Pense nos sentimentos que o cinema já provocou em você..."
Nem todas as histórias são inspiradoras. Algumas nem fazem sentido. Mas entre os milhares de histórias produzidas por ano, nem todas conseguem dar um recado original, emocional, impactante, mas são histórias que nos marcam!!! É essa técnica que faz do cinema um poderoso instrumento de transmissão de conhecimentos. Os filmes podem provocar debates, dar informações. Isso ocorre porque cada filme gira em torno de uma ideia principal e daí é que tudo se origina...Para escrever uma ideia com credibilidade e confiança, o roteirista precisa entendê-la melhor que o público - uma pesquisa bem feita e muita imaginação para desenvolver a história. De seus temas essenciais aos mais periféricos, o cinema precisa ensinar alguma coisa. Se não o fizer, não cria empatia com o público e o perde.
Um bom exemplo, é dizer que o roteiro deve ser complexo porque as pessoas são complexas. E devem sofrer uma transformação porque, sem transformação, qual o sentido de contar uma história??? Um roteirista deve sempre escrever uma verdade. Pode ser uma verdade fantástica, mas deve ter coerência interna. Porque só assim os espectadores vão acreditar e se identificar. Enfim, a cada 1.000 filmes, há apenas dez bons. Mas, quando são bons, tornam-se uma experiência de vida.
Portanto, não há como não se preocupar com a lei federal, já aprovada no Senado, tornando obrigatório a exibição de pelo menos dois filmes nacionais, no currículo escolar! Precisa ser muito bem implementada!!!
Fonte: Revista Época 

Nenhum comentário:

Postar um comentário