domingo, 23 de maio de 2010

Copérnico - resolução do mistério após 467 anos...

O autor da teoria heliocêntrica Nicolau Copérnico, que teve os restos identificados recentemente, foi enterrado novamente neste sábado (22) na Catedral de Frombork (norte da Polônia), 467 anos após a morte.
Modesto em vida e morto antes de sua teoria ter sido publicada e reconhecida, o astrônomo, matemático, economista e médico também foi cônego em Frombork. Ele havia sido sepultado na catedral em 1543 sem nenhuma indicação do local exato, como centenas de outros padres.
Há dois séculos cientistas poloneses, franceses e alemães, tentam identificar seu túmulo.Uma hipótese sobre o local do altar do qual o cônego Copérnico possuía a guarda permitiu delimitar o campo das escavações. No local, foram encontrados o crânio e os ossos de um homem setuagenário, confiados em seguida a um laboratório de polícia de Varsóvia. A idade conferia com a dele que morreu aos 70 anos.
Os testes de DNA dariam a certeza. Mas os cientistas tiveram dificuldades de encontrar material genético de comparação. Um livro descoberto na Suécia, porém, forneceu o último elemento necessário para a resolução do mistério. O livro datado de 1518, é um manual que Copérnico usou a vida toda e que foi levado pelos suecos durante as guerras sueco-polonesas no século 18.
No livro havia uns fios de cabelo. Análises de laboratórios especializados da Suécia e da Polônia confirmaram o sucesso: dois fios entre os demais encontrados tinham as mesmas sequências do genoma do crânio encontrado em Frombork.
Copérnico havia rejeitado a teoria geocêntrica de Ptolomeu, elaborando a sua própria, a heliocêntrica, relacionada ao duplo movimento dos planetas sobre si mesmos e em torno do sol.
Sua obra mais célebre, foi publicada após sua morte. Foi condenada pelo papa Paulo V em 1616, como sendo contrária à Bíblia.
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário