terça-feira, 11 de maio de 2010

Arqueólogos encontram restos de templo do século 5ºa.C. no Egito

Um grupo de arqueólogos egípcios encontrou em Luxor (Egito) os restos de uma igreja do século 5ºa.C. e de um nilômetro (construção subterrânea para medir o aumento do rio Nilo) do 2º milênio a.C. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura egípcia, Farouk Hosny.
A descoberta ocorreu durante uma escavação de rotina no conhecido Passeio das Esfinges, que liga os templos de Luxor e Karnak e que as autoridades egípcias tentam recuperar. A igreja foi construída com blocos de pedra do período ptolemaico, que se estende entre os anos 350 e 30 a.C., e que estavam situados nas proximidades da avenida.
O nilômetro foi encontrado em um dos setores de escavações do Passeio das Esfinges. O aparato é composto por uma pedra circular e uma escada de caracol de 7m.
Além disso, a missão descobriu as bases de várias esfinges no último setor do caminho, que fica em frente ao templo de Karnak. Nos blocos há inscrições que confirmam que o rei Amenhotep III (1410 - 1372 a.C.) construiu aquela parte da via.
O governo do Egito tenta recuperar o Passeio das Esfinges. A avenida, de 2.700m de comprimento e 70 de largura, era ladeada por uma fila de figuras que representam leões tombados com cabeça humana ou de carneiro, símbolo do antigo deus egípcio Amon-Ra.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário