sábado, 29 de maio de 2010

Voto obrigatório divide os brasileiros

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Datafolha, nos dias 20 e 21 de maio e publicada neste sábado (25),  mostra que 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários à obrigatoriedade do voto.
O apoio ao voto facultativo cresceu. A pesquisa anterior realizada em 2008, registrou o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade, sendo 42% contra.
Estabelecido por Constituição, todos os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade são obrigados a votar. Para analfabetos e maiores de 70 anos e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. O Brasil é um dos 30 países do mundo em que o voto nas eleições é obrigatório. Se ele fosse facultativo, 55% dos entrevistados dizem que votariam, mas 44% optariam por não votar.
Os mais ricos (62% dentre os que ganham mais de dez salários mínimos, e 66%, entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam...
A classe política está tão desacreditada!!! Será que foi este o "reflexo"  projetado no resultado da pesquisa????
Fonte: Época online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário