quinta-feira, 6 de maio de 2010

Cacique Raoni vai à França pedir apoio de Sarkozi

O cacique Raoni, da etnia dos Caiapós, está em Paris para fazer campanha contra a Usina Hdrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Estado do Pará. O indígena se reuniu com o ex-presidente francês Jacques Chirac - presidente de uma fundação que atua também na área ambiental, com projetos de combate ao desmatamento - e pediu apoio para impedir a construção. O ex-presidente Chirac assina o prefácio do livro "Raoni, Memórias de um Chefe Indígena", do cineasta e escritor Jean-Pierre Dutilleux, lançado na última segunda-feira, na França.
Segundo o cacique, o mesmo pedido será feito ao presidente francês, Nicolas Sarkozi, e  afirma que vai buscar apoio também das autoridades da União Européia e de Mônaco. Ele já tem uma reunião marcada para a próxima semana com o príncipe Albert, de Mônaco.
Pelo canal francês de televisão - TV TF¹ - Raoni destacou: "Vamos matar os brancos que construírem a barragem. Desde sempre, impeço meu povo de guerrear, mas estou muito preocupado e inquieto, agora", disse ele.
Segundo Raoni, 3 mil índios estariam preparados para pegar as armas, mas vão esperar esgotar todas as negociações". Fui enviado por todos os índios Caiapó para obter apoio e recursos para proteger a floresta, afirmou.
Fonte: Site do Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário