sexta-feira, 28 de maio de 2010

Os dois lados da caça à foca

Realizada todos os anos geralmente entre os meses de março a maio, a caça à foca é sem dúvidas um dos assuntos mais polêmicos que acontece no Canadá. Enquanto os defensores do meio ambiente mostram as chocantes imagens da brutal atividade, outras camadas da sociedade afirmam que sim, a caça é cruel, mas não menos que o abatimento de animais como vaca e o porco que consumimos quase diariamente.
O controle da caça é feito pelo Departamento de Pesca e Oceano do Canadá, para que não ultrapasse o limite de cota, e se os métodos e as idades estão sendo realmente respeitados.
Existem várias razões para justificar a caça às focas. Entre elas, baseada na história local, onde afirmam que desde o tempo da descoberta de Quebec por Jacques Cartier que descobriram comunidades autóctones que caçavam para o próprio consumo da carne quanto da pele, para se proteger do frio. Hoje, é ainda com essa finalidade de sustentação - mas com ampla visão comercial -, que a atividade é realizada. Os pescadores da ilha da Madalena e os inuits, por exemplo, não tem muitas opções de como tirar seu sustento. De qualquer maneira as cenas são muito chocantes!!! 
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário