Amigos do Blog !
Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute com uma das paisagens que o tempo
lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que lhe deixam ver os caminhos
que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de
estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de
PRIMEIRA CLASSE
FELIZ ANO NOVO!!!
Em férias até o dia 06/01/2011
Até lá!
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Noite Feliz nas trincheiras - Natal de 1914
No Natal de 1914, em plena Primeira Guerra Mundial, soldados ingleses e alemães deixaram as trincheiras e fizeram uma trégua. Durante seis dias, eles enterraram seus mortos, trocaram presentes e jogaram futebol.
Finalmente parou de chover. A noite está clara, o céu limpo, estrelado, como os soldados não viam há muito tempo. Ao contrário da chuva, porém, o frio segue sem dar trégua. Normal nessa época do ano. O que não seria normal em outros anos é o cheiro de morte, que invade as narinas e mexe com a cabeça dos vivos - alemães e britânicos, inimigos separados por 80, 100 metros no máximo. Entre eles está a "terra de ninguém", assim chamada porque não se sobreviveria ali muito tempo. Cadáveres de combatentes de ambos os lados compõem a paiasagem com cercas de arame farpado, troncos de árvores calcinadas e crateras abertas pelas explosões de granadas. O barulho delas é ensurdecedor, mas no momento não se houve nada. Nenhuma explosão, nenhum tiro. Nenhum recruta gritando por socorro. Nada.
E de repente o silêncio é quebrado. Das trincheiras alemãs, houve-se alguém cantando. Os companheiros fazem coro e logo há dezenas, talvez centenas de vozes no escuro. Cantam "Stille Nacht, Heilige Nacht". Atônitos, os britânicos escutam a melodia sem compreender o que diz a letra. Mas nem precisam: mesmo quem jamais a tivesse escutado descobriria que a música fala de paz. Em inglês, ela é conhecida como "Silent Night"; em português, foi batizada de "Noite Feliz". Quando a música acaba, o silêncio retorna. Por pouco tempo.
"Good, old Fritz!" gritam os britânicos. Os "Fritz" respondem com "Merry Cristmas, Englisment!", seguido de palavras num inglês arrastado: "We not shoot, you not Shoot!" (Nós não atiramos, vocês também não").
Estamos em um lugar de Flandres, na Bélgica, em 24 de dezembro de 1914. E esta história faz parte de um dos mais surpreendentes e esquecidos capítulos da Primeira Guerra Mundial: as confraternizações entre soldados inimigos no Natal daquele ano. Ao longo de toda frente ocidental - que se estendia do mar do Norte aos Alpes suiços, cruzando a França -, soldados cessaram fogo e deixaram por alguns dias as diferenças para trás. A paz não havia sido acertada nos gabinetes dos generais; ela surgiu ali mesmo nas trincheiras, de forma expontânea. Jamais acontecera algo igual antes. É o que diz o jornalista alemão Michael Jürgs em seu livro "Der Kleine Frieden im Grossen Krieg - "A pequena paz na grande guerra" - Frente ocidental de 1914, quando alemães, franceses e britânicos celebraram juntos o Natal - inédito no Brasil.
Fonte: Aventuras na História
Lâmpada da sala - um roteador?
A possibilidade de se transmitir dados sem a necessidade de sair procurando pontos de rede da casa já era perfeita, mas ainda com necessidade de um roteador e alguns repetidores -, agora só a lâmpada comum já basta!!!
Esta ideia (maluca?) é do inventor John Pederson, que deu o nome de LVX, e funciona quando a luz emite alguns pulsos que são imperceptíveis ao olho humano, mas que são captadas por um sensor no computador. A rede consegue transmitir até 3MB por segundo, algo razoável para a velocidade de conexão média. O inventor ainda pretende aumentar a velocidade da conexão para que seu invento possa ser comercializado como internet banda larga via eletricidade.
Nova ação ecoinovadora do Google
O Google lançou uma tecnologia online gratuita que possibilita a cientistas e pesquisadores a análise de imagens da Terra feitas nos últimos 26 anos pelo satélite Landsat. Com elas será possível avaliar as mudanças ambientais ocorridas neste período, como monitorar e quantificar o desmatamento e mapear tendências no uso das terras e de recursos naturais.
O Google Earth Engine foi apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-16) em Cancún, no México, no início do mês. Em homenagem ao local do evento, a empresa lançou um mapa feito com a ferramenta - o mais completo sobre a situação das florestas e da disponibilidade de água no México. Segundo o Google, reunir a quantidade de dados processados para fazer esse mapa levaria três anos com um único computador, mas levou apenas um dia com o Google Earth Engine.
O Google Earth Engine tem mil computadores que processam 53 mil imagens capturadas pelo Landsat de 1984 a 2010.
Portanto, as imagens do nosso planeta realizadas no espaço têm uma enorme quantidade de informação que, extraídas e analisadas corretamente, podem detectar incêndios, mudança no clima e desastres naturais que, de outra forma, poderiam ser descobertas muito tarde.
Portanto, as imagens do nosso planeta realizadas no espaço têm uma enorme quantidade de informação que, extraídas e analisadas corretamente, podem detectar incêndios, mudança no clima e desastres naturais que, de outra forma, poderiam ser descobertas muito tarde.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Faixa de pedestres dos Beatles vira patrimônio britânico
A mais famosa faixa de pedestres da música popular, diante do estúdio Abbey Road, na zona norte de Londres, foi designado local de importância nacional pelo governo britânico na quarta-feira.
Beatlemaníacos de todo mundo costumam ir à rua para posar para fotos imitando a foto da capa do álbum "Abbey Road", que mostra Paul, John, George e Ringo.
"Esta faixa de travessia de pedestres em Londres não é nenhum castelo ou catedral, mas, graças aos Beatles e a uma sessão fotográfica feita em dez minutos numa manhã de agosto de 1969, tem direito igual a fazer parte de nosso legado nacional" disse em comunicado, o ministro britânico do Turismo e do Patrimônio Histórico e Cultural.
A partir de agora, a faixa de pedestres só poderá ser modificada com a aprovação das autoridades locais, que teriam que tomar uma decisão com base no significado histórico do local, sua função e sua condição.
O próprio estúdio Abbey Road ganhou status de patrimônio nacional protegido em fevereiro deste ano.
Fonte: Folha.com
Militares da Nova Zelândia divulgam arquivos envolvendo Óvnis
As Forças Armadas da Nova Zelândia divulgaram nesta quarta-feira milhares de relatórios até então classificados como confidenciais que detalham casos envolvendo avistamentos de Óvnis (objetos voadores não identificados) e encontros alienígenas.
Os relatórios, que datam de 1954 a 2009, foram liberados pela lei de liberdade de imprensa depois que a Força de Defesa neozelandesa removeu nomes e outros elementos de identificação.
Em cerca de 2000 páginas de documentos, civis, pessoal militar e pilotos comerciais relatam encontros imediatos, geralmente envolvendo luzes que se movem pelo céu.
Alguns dos relatos incluem desenhos de discos voadores, descrições de alienígenas usando "máscaras de faraó" e suposto material de escrita extraterrestre.
Antes de sua liberação, o líder do esquadrão da Força Aérea Kavae Tamariki informou que a Força de Defesa não tem recursos para investigar os avistamentos de Óvnis e que não poderia comentar o conteúdo dos arquivos.
"Apenas fizemos uma coletânea das informações. Não investigamos ou fazemos relatórios, não confirmamos nada neles", declarou ao "Dominion Post".
Um dos relatos diz respeito ao avistamento de estranhas luzes na cidade de Kaikouna, litoral de South Island, em 1978, que foram registradas em vídeos por uma equipe de TV local, a bordo de um avião.
O incidente ganhou as manchetes internacionais na ocasião, mas a Força Aérea explicou que se tratou apenas de um fenômeno natural no qual as luzes dos navios se refletiram nas nuvens ou então foi uma visão incomum do planeta Vênus.
Os documentos originais nos quais esses relatórios se basearam permanecerão guardados no Arquivo Nacional até 2080.
Será que a notícia procede???
Fonte: Folha.com
O Código Dan Brown
Autor dos best-sellers O Código da Vinci e Anjos e Demônios, o escritor Dan Brown vai pela primeira vez assinar o roteiro da adptação cinematográfica de um de seus livros de sucesso. Segundo o site The Hollywood Reporter, a Columbia Pictures chamou Brown para desenvolver a versão cinematográfica de O Símbolo Perdido - obra publicada em 2009 e que vendeu 1 milhão de cópias somente no dia em que chegou às prateleiras.
Nessa nova história, o simbologista Robert Langdon se envolve com a maçonaria de Washington e precisa desvendar seus muitos símbolos. Nem o diretor Ron Howard, nem o astro Tom Hanks - que trabalharam nos dois primeiros filmes da série - confirmaram ainda sua participação nessa terceira produção.
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Verão...
"Tá chegando o verão...Amor no coração..."
"Voa um par de andorinhas, fazendo verão.
E vem uma vontade de rasgar velhas cartas,
velhos poemas, velhas cartas recebidas.
Vontade de mudar de camisa, por fora e por dentro...
Vontade... para que esse pudor de certas palavras?...
Vontade de amar, simplesmente".
(Mario Quintana)
Fábrica de Oscar Shindler vira museu
A antiga fábrica de utensílios de cozinha tornou-se atração turística na cidade de Cracóvia, na Polônia. O estabelecimento pertenceu a Oscar Shindler e foi ali que o cineasta Steven Spielberg filmou a "Lista de Shindler", em 1993.
As instalações fabris foram recentemente transformadas em museu e o cenário do longa-metragem dedicado ao industrial alemão que protegeu centenas de judeus durante o Holocausto agora está aberto para visitação.
A primeira exposição permanente mostra como era a vida na cidade antes e durante a ocupação nazista, entre 1939 e 1945. Inclui também uma mostra sobre a biografia de Shindler e de seus 1.200 funcionários judeus que escaparam dos campos de concentração. Por meio de fotos, documentos e móveis originais, painéis de parede em tamanho natural e telas multimídia com recursos visuais e acústicos, o visitante é transportado para os tempos da guerra.
Durante a ocupação nazista, a fábrica de Shindler também passou a abastecer a produção bélica nazista. Com o final do conflito, o local passou a produzir material de telecomunicações e seguiu até 2002, quando a empresa fechou as portas.
Fonte: História Viva
Ecocity: a maior mina do mundo vira cidade sustentável
O buraco da segunda maior mina já escavada pelo homem, na Rússia, será preenchido por uma cidade sustentável, que irá funcionar toda debaixo da terra.
Localizada na Sibéria, a mina de diamantes Mirniy abriu uma cratera de 1 km de diâmetro e 550m de profundidade!!! A Ecocity 2020 vai ser construída para preencher esse buraco da mina. Será uma cidade vertical com jardins, florestas, áreas de lazer, setores residenciais e comerciais.
Quem for morar por lá vai ter que ralar as pernas (ou usar os prováveis elevadores e rampas) e também estará comprometido com reciclagem e reaproveitamento: as regras ambientais da cidade serão muito rígidas.
Haverá uma cúpula de vidro para cobrir todo o local, de forma a proteger a Ecocity das temperaturas extremas da Sibéria - lá, pode chegar a fazer -40ºC no inverno! O "teto" da cidade também terá células fotovoltaicas para gerar energia para todos os 100 mil habitantes que a cidade vai comportar. A construção da Ecocity é um grande passo para a Rússia e também para a engenharia e arquitetura sustentáveis: se der certo, vai virar um modelo de reaproveitamento de espaços devastados pela ação humana que eram considerados improdutivos.
Fonte: Superinteressante
Vida na Terra se expandiu há três bilhões de anos, dizem cientistas do MIT
A vida na Terra teria se expandido cerca de três bilhões de anos, provavelmente quando formas primitivas desenvolveram estratégias mais eficazes de captar energia do Sol, segundo estudo publicado na revista "Nature".
A conclusão é de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que construíram um "fóssil genômico" - essencialmente um modelo matemático que estudou genes - chaves existentes hoje e calculou como eles evoluíram a partir de um passado muito distante.
O genoma coletivo de toda a forma de vida se expandiu maciçamente entre 3,3 e 2,8 bilhões de anos e, durante este tempo, 27% de todas as famílias de genes existentes atualmente emergiram para a vida.
A grande emergência provavelmente se deu através do advento de um processo bioquímico chamado transporte de elétrons.
Esta é uma função chave da biologia, que envolve o movimento de elétrons dentro das membranas das células e é central para plantas e alguns micróbios, capacitando-os a captar energia do sol através da fotossíntese e respirar oxigênio.
A grande mudança que foi apelidada de Expansão Arqueana, foi seguida, cerca de 500 milhões de anos depois, de um fenômeno conhecido como Grande Evento da Oxidação, quando a atmosfera terrestre se tornou progressivamente impregnada de oxigênio.
Este Grande Evento de Oxidação foi, possivelmente, a maior reviravolta de espécies da história da Terra, uma vez que as formas de vida primitivas ou biológicas anaeróbicas morreram, sendo substituídas por formas aeróbicas maiores e mais inteligentes.
Os resultados obtidos pelos cientistas até agora, não dá para afirmar que o transporte de elétrons causou diretamente a Expansão Arqueana, mas dá para especular que ter acesso a uma disponibilidade muito maior de energia permitiu à biosfera abrigar ecossistemas microbianas mais complexos e maiores.
Os fósseis remotos datam de um período chamado de Explosão Cambriana, 588 milhões de anos atrás. Mas, com raras exceções, formas de vida pré- cambrianas tinham o corpo macio, e por isto não deixavam marcas fossilizadas. Mesmo assim, deixaram como legado um DNA abundante, que explica a recriação do "fóssil genômico", em computador.
Fonte: Folha.com
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Frase
"O que verdadeiramente somos é aquilo que o
impossível cria em nós". (Clarice Lispector)
Fotos natal Iluminado/2010 - Avenida Paulista - SP
impossível cria em nós". (Clarice Lispector)
Fotos natal Iluminado/2010 - Avenida Paulista - SP
LINDA DECORAÇÃO!!!
Eclipse lunar total acontecerá nesta terça-feira
A América do Norte e Central terão visão privilegiada do eclipse lunar, se as condições do tempo permitirem. O eclipse total da lua poderá ser visto perfeitamente na madrugada desta terça-feira, às 5h41 (horário de Brasília)
Na América do Sul, o fenômeno deve ser visto parcialmente em algumas regiões. Ao contrário dos eclipses solares os lunares podem ser vistos a olho nu sem danos aos olhos.
Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia e quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados de forma que o satélite natural fica momentâneamente privado de luz solar pela sombra da Terra.
Maior flor do mundo desabrocha no Brasil
Pela primeira vez no Brasil, um exemplar raro da espécie Amorphophallus titanum, desabrochou neste domingo (19), no Jardim Botânico Inhotim, na cidade de Brumadino, em Minas Gerais. A planta originária da Indonésia, que pesa cerca de 20 kg, floresce pela primeira vez na América Latina. O último registro de desabrochamento dessa espécie se deu em julho deste ano, em Tóquio, no Japão.
Apesar de ser conhecida como a "maior flor do mundo", a gigantesca estrutura, que pode ser conferida por apenas três dias antes que murche, é, na verdade, uma inflorescência, ou seja, uma estrutura que sustenta um conjunto de flores.
Medindo cerca de 3 metros de altura, a planta possui um caule gigante subterrâneo, como uma batata, que produz as flores a cada dois anos, depois de 10 a 12 anos de germinação da semente.
Fonte: Terra.com
Rivalidade com Argentina tem 500 anos!!!
A rivalidade começou antes de os países serem independentes. A briga nada mais é que a continuação da antiga disputa de território e prestígio por parte das respectivas metrópoles, Portugal e Espanha - resumida no Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, e nas disputas bélicas pela posse da Colônia de Sacramento, enclave português em frente a Buenos Aires.
A guerra continuou mesmo após a independência dos países, movida a disputa pela hegemonia continental e a um mar de desconfianças mútuas. O Império brasileiro temia que a Argentina reinstalasse o Vice-Reinado do Prata - uma confederação reunindo a própria, Uruguai, Paraguai e Peru, sob sua liderança, formada pelos espanhóis em 1763 para conter o avanço português. Os argentinos, por sua vez, tinham medo da política expansionista brasileira, que poderia isolá-los e submetê-los no continente.
O último momento de confronto diplomático foi centrado na questão da usina hidrelétrica de Itaipu, na década de 1970. Construída em parceria com o Paraguai, era chamada de "bomba d'água" pela imprensa de Buenos Aires. Dizia-se que, se suas comportas fossem abertas, a capital argentina ficaria submersa. Depois de um acordo diplomático, a Argentina construiria, também no rio Paraguai, a usina de Corpus.
Aos poucos, Brasil e Argentina começariam a perceber que suas economias se complementavam - e não concorriam em praticamente nenhum setor. Com a criação do Mercosul, em 1991, a rivalidade ficou definitivamente atenuada. Restou, então, o esporte (principalmente o "Futebol") como palco de confronto.
Fonte: Aventuras na História
domingo, 19 de dezembro de 2010
Sofrendo pela ciência
Numa justa homenagem, a revista "Popular Science" organiza a lista de cientistas que correram perigo por descobertas importantes - pesquisadores que foram um passo além pelo progresso da ciência. A publicação organizou em sua versão online uma galeria de imagens de todos aqueles corajosos que correram perigo, por descobertas importantes.
Um dos exemplos é do brasileiro John Paul Stapp - nascido na Bahia, filho de um pastor norte-americano - ele foi um oficial de carreira da Força Aérea norte-americana e ficou conhecido como o "homem mais rápido do mundo".
Em suas pesquisas para determinar qual a maior velocidade a que o corpo humano poderia e os efeitos da desaceleração nos humanos ele sofreu inúmeras fraturas, hemorragias e teve as retinas deslocadas (o que resultou em problemas de visão até o fim da vida). Mas não foi em vão. Seu trabalho teve um profundo impacto na aviação e na indústria automotiva.
Além deste exemplo, a revista também lembra cientistas que, em 1933, decidiram entrar em um vulcão protegidos apenas com uma armadura; Klaus Hansen, que bebeu água pesada em 1935; Robert Koch, que se contaminou propositadamente com cólera em 1892 e diversos outros abnegados que foram além do seu tempo...!
Fonte: Estadão.com
Google desenvolve aplicativo em 3D para o Corpo Humano
Novidade!!! O Google desenvolve aplicativo em 3D para o corpo humano em detalhe.
A ferramenta ainda está em fase de testes e funciona somente em navegadores que possuem WebGL, uma tecnologia que permite visualização 3D em páginas da internet sem a necessidade de nenhum aplicativo adicional.
O Google Body Browser funciona de maneira parecida com o Google Earth, e permite navegar pelos diversos sistemas do corpo humano, ampliar e identificar órgãos, músculos, ossos e tecidos.
O produto foi criado inicialmente para explorar as possibilidades da nova tecnologia, mas não tem data para ser lançado.
O WebGL deverá ser um recurso padrão em navegadores a partir de 2011.
Fonte: Estadão.com
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Imagens da Terra via satélite
As imagens da Terra - via satélite, mostra nosso planeta como grandes telas abstratas de cores e imagens espetaculares!!!
Terkezi Oasis, Chade
Afloramento de rochas negras cobertas pelo deslocamento de areia.
Richat Structure, Mauritânia
Formação geológica que lembra um olho ou um redemoinho.
The Great Sandy Scars - Austrália
O deserto de areia e pedras com dunas bem visíveis
Volga Delta Rússia
Extensão delta do Volga na foz, composta de mais de 500 canais
Mac Donnell, montanhas na Austrália
Cordilheira Mac Donnell - longa cadeias de montanhas no centro da Austrália
Karman Vortices
Turbilhões de nuvens resultado de um fenômeno meteorológico conhecido como Karm Vortex - ao largo da costa do Chile
Congressistas brasileiros
Os Congressistas brasileiros ganharão 8% mais que americanos e 84% mais que britânicos.
O aumento aprovado pelos congressistas brasileiros ao seus próprios salários, na quarta-feira, deixa os vencimentos básicos de deputados e senadores do país 8% maiores do que os dos congressistas americanos e 84% maior do que o dos britânicos, segundo um levantamento feito pela BBC Brasil.
A decisão aprovada no Congresso brasileiro elevou os salários dos deputados e senadores em 62%, de R$ 16,5 mil para R$ 26,7 mil, a partir de fevereiro de 2011. Os salários do presidente, do vice e ministros também serão elevados.
Segundo dados do Parlamento britânico, cada um dos 650 deputados da Câmara dos comuns recebe um salário básico equivalente a 5.478 libras por mês (cerca de R$ 14.541).
Nos EUA, os deputados e senadores recebem um salário equivalente a US$ 14.500 por mês (cerca de R$ 24.700).
Os salários dos congressistas brasileiros também ficarão quase seis vezes mais altos do que seus pares argentinos. Os deputados do país vizinho ganham um salário básico mensal de 10.600 pesos (cerca de R$ 4.540), enquanto os senadores recebem cerca de 16 mil pesos mensais (R$ 6.850).
Agora as perguntas que não querem calar: - Se a inflação brasileira está abaixo de 10%, por que o aumento de 62% para o Congresso? a inflação está voltando?
- Os Congressistas brasileiros "trabalham muito mais" do que seus pares de outros países onde os salários são mais baixos?
Fonte: Folha.com
Exército britânico lança cueca blindada para soldados
Um novo dispositivo tecnológico será enviado para os soldados britânicos na província de Helmand, no Afeganistão. É uma espécie de "cueca blindada" para protegê-los de ferimentos na área pélvica, causados pelas bombas do Taleban nas estradas.
As cuecas, lembram shorts de ciclismo. Elas são feitas com um metal balístico especial produzido a partir de seda e tecidos sintéticos.
O material faz com que a peça de roupa permaneça leve, mas possa parar ou diminuir os efeitos dos estilhaços que atingem o soldado após uma explosão.
Muitos soldados na região foram feridos em explosões nas estradas afegãs por causa do uso de bombas acionadas pelo peso da pessoa ou do veículo que passa sobre elas.
Por causa desse mecanismo, a maior parte da força destrutiva das explosões é direcionada para cima, e atinge a pélvis e o topo das pernas dos soldados.
Os soldados britânicos já usam escudos de proteção sobre o coração, pulmões, fígado e rins, além de um capacete à prova de explosões.
No entanto, artérias importantes pela área da pélvis , até então, estavam desprotegidas.
Louvável a preocupação dos governantes com os soldados - é o mínimo que se espera -, mas o ideal era "não mandá-los à guerra"!!!
Fonte: Folha.com
Floresta "mumificada" ajuda a entender reação das plantas a mudanças climáticas
Em uma remota ilha no Ártico canadense onde hoje não crescem árvores, uma floresta mumificada recém-descoberta está fornecendo aos pesquisadores uma pista sobre como as plantas reagem a mudanças climáticas ancestrais. Este conhecimento é estratégico, pois os cientistas começam a desvendar os impactos do aquecimento gloal no Ártico.
A antiquissima floresta encontrada na ilha Ellesmere, localizada ao norte do Círculo Ártico, contém videiras, abetos e pinheiros secos. O pesquisador Joel Barker da Universidade do Estado de Ohio a descobriu sem querer enquanto acampava em 2009.
Existe cerca de uma dúzia de florestas congeladas no Ártico canadense, mas esta é a mais remota encontrada. A floresta existiu em um tempo em que o clima do Ártico, que era quente, foi se tornando frio como é atualmente.
O próximo passo é examinar os anéis das árvores para entender melhor como condições climáticas passadas estressaram a vida das plantas e como a tundra do Ártico responderá ao aquecimento global.
Desde 1970, as temperaturas já subiram mais de 4,5ºC em boa parte do Ártico, muito mais rápido que a média global. As análises da floresta estão apenas começando e vão incluir testes químicos e de DNA.
Fonte: Estadão.com
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
Frase
"A vida é uma pedra de amolar: desgasta-nos ou
afia-nos, conforme o metal de que somos feitos".
(George Bernard Shaw)
afia-nos, conforme o metal de que somos feitos".
(George Bernard Shaw)
Sudão: uma tragédia anunciada?
Um referendo em 9 de janeiro pode concretizar a separação do sul do Sudão, e reiniciar o conflito mais sangrento, segundo especialistas, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.
No início de outubro, o astro de Hollywood George Clooney passou uma semana no maior país da África - o Sudão -, visitando a região do sul e conversando com líderes locais. Ao voltar para os EUA, o ator dialogou com políticos e o presidente americano. Seu recado era claro. "Estávamos atrasados no Congo, estávamos atrasados em Ruanda, atrasados em Darfur. Essa é uma oportunidade para evitar o massacre antes que ele ocorra", disse ele. O temor de Clooney, e de boa parte da comunidade internacional é que o resultado do referendo programado para 9 de janeiro, no qual o sul pode conseguir a secessão do norte, provoque a retomada de uma guerra civil que tem o nada nobre posto de maior matança, depois da Segunda Guerra.
O medo da guerra é provocado por uma equação simples. O governo central baseado em Cartum, a capital, não quer a separação. Enquanto isso, há uma clara indicação de que os sudaneses do sul vão votar pela separação.
Por trás do movimento separatista está o medo dos habitantes do sul, majoritariamente negros, cristãos e animistas, de permanecerem como cidadãos de segunda classe diante do norte, de maioria árabe e muçulmana. A dominação política, econômica e social do norte gerou a primeira guerra civil do Sudão, entre 1955 - um ano antes da independência da Inglaterra - e 1972. Dez anos de armistício acabaram em 1983, quando Cartum decidiu rever o acordo de paz e implantar a Sharia - a lei islâmica - em todo o território. A frágil paz que vigora hoje é baseada no Acordo de Paz Abrangente (CPA, na sigla em inglês), assinado em 2005, que deu autonomia ao sul por 5 anos e programou o referendo para janeiro.
"Pelo histórico do Sudão, é bastante difícil acreditar, primeiro, que o referendo vai ocorrer na data, e, segundo, que o desfecho se dará sem violência, diz o especialista em África da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. "A população não tem o hábito do voto, da escolha, e a militarização e a guerra são as práticas normais no Sudão", diz.
O comportamento do governo de Cartum, é o principal fator de preocupação. Ele chegou ao poder em um golpe militar em 1989 com a ajuda de grupos islâmicos fundamentalistas, tem contra si um mandado de prisão, expedido pelo Tribunal Penal Internacional, órgão da ONU, por conta de crimes de guerra e contra a humanidade.
As acusações dizem respeito ao conflito de Darfur, uma região do tamanho da França no oeste do Sudão, cujos líderes também pegaram em armas para lutar contra a opressão árabe. Outro motivo é a aliança que o presidente fez com o Irã. Nos últimos anos o Sudão teria se tornado um distribuidor do terrorismo, abrindo espaço para treinamentos do Hamas e servindo de base para o tráfico de armas para extremistas da Somália, no Iêmen, no Líbano e nos territórios palestinos ocupados.
Lamentável se esta situação se concretizar...
Fonte: R.Época.com
Tempestade desenterra estátua romana em Israel
Uma tempestade que atingiu a cidade israelense de Ashkelon revelou uma estátua romana que estava enterrada havia séculos.
A escultura feminina de mármore branco foi encontrada por um transeunte depois que uma tempestade na costa israelense derrubou parte de um rochedo.
A obra tem 1,2 metro de altura e pesa 200 kg. Segundo a autoridade que cuida das antiguidades de Israel, a estátua tem entre 1800 a 2000 anos.
O porta-voz da entidade, Yoli Schwartz, disse que, embora sem os braços e a cabeça, a estátua conta com "sandálias delicadamente esculpidas" e intactas.
O órgão de antiguidades já levou o achado para uma série de testes e estudos.
Por outro lado, a tempestade danificou outros sítios arqueológicas, como o porto romano de Caesarea. Estão sendo avaliados os danos.
Fonte: Folha.com
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
A árvore de Natal mais cara do mundo!
O luxuoso hotel Emirates Palace de Abu Dhabi, que reivindica ser sete estrelas, apresentou nesta quarta-feira uma árvore decorada com pedras preciosas.
"É a árvore de Natal mais cara já decorada (...), com valor acima de US$ 11 milhões", declarou o diretor-geral do hotel", durante a cerimônia de apresentação.
Com 13 metros de altura, a árvore decorada com arcos de prata e com 181 peças, em diamantes, pérolas, esmeraldas, safiras e outras pedras preciosas.
Acrescentaram que a intenção é entrar para o livro Guinnes dos Recordes para homologar o pinheiro como o mais caro do mundo.
Não é a primeira vez que este estabelecimento se destaca pelas excentricidades. Em fevereiro, propôs uma estadia de sete dias com mordomo, carro de luxo, motorista e inclusive avião particular para viagens pelos países da região ao custo de alguns milhões de dólares. Em maio, inaugurou um distribuidor automático de lingotes de ouro!!!
Fonte: Folha.com
Cientistas identificam cabeça mumificada do rei francês - Henrique IV
Cientistas franceses dizem ter encontrado, após nove meses de testes, a cabeça embalsamada do rei francês Henrique IV, assassinado em 1610 aos 57 anos.
A cabeça estava perdida depois que a capela de Saint Denis, nos arredores de Paris, foi saqueada durante a Revolução Francesa em 1793. desde então ela circula entre colecionadores.
A equipe que reuniu pesquisadores de diversas áreas, identificou as feições do rei com base em retratos da época, usando as mais recentes técnicas forenses.
Segundo os cientistas, as técnicas usadas no embalsamento da cabeça são condizentes com a época em que o rei viveu.
Henrique IV era um dos favoritos da França. Ele se converteu ao catolicismo para acabar com a guerra religiosa no país, mas foi morto por um católico fundamentalista. Ele foi o primeiro monarca da casa dos Bourbon, que inclui se neto Luis XIV, o rei Sol.
Sua cabeça será novamente enterrada na Basílica de Saint Denis no próximo ano, após missa nacional e funeral.
Fonte: Folha.com
Centro Cultural Niemeyer inaugurado na Espanha
O aniversário de 103 anos de Oscar Niemeyer foi comemorado nesta quarta-feira na cidade espanhola de Avilés, norte do país, com a inauguração do maior projeto do arquiteto brasileiro, na Europa.
O "presente" é o Centro Niemeyer, um complexo cultural que custou R$ 100 milhões.
Instalado em uma área de 44 mil metros quadrados, com quatro edifícios e capacidade para 10 mil visitantes por dia, o local concentra teatros, auditório, museu, centro de convenções, espaços gastronômicos e um "Film Center" cuja programação será coordenado por Woody Allen.
O projeto que também é o primeiro dele na Espanha, tem claras referências a Brasília e ao Museu de Arte Contemporânea de Niteroi.
A inauguração nesta quarta-feira abre uma série de eventos promovidos pela ONU.
Oscar Niemeyer participará "virtualmente" da inauguração por uma conexão online, segundo informou a organização.
Fonte: Folha.com
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Frase
"Não corrigir nossas falhas é o mesmo que
cometer novos erros".
(Confúcio)
cometer novos erros".
(Confúcio)
Pintura de Tarsila do Amaral - "O Mamoeiro"
Assinar:
Postagens (Atom)