quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Grande Colisor de Hádrons identifica nova partícula

Uma equipe internacional de cientistas anunciou hoje ter descoberto um novo bóson, uma partícula que ajuda a formar o núcleo dos átomos. Trata-se da primeira vez que o superacelerador de partículas, o LHC, localizado na fronteira entre a França e a Suíça, flagra uma nova partícula desde que entrou em funcionamento, em 2008.
A descoberta foi feita a partir de dados gerados pelo experimento ATLAS, o mesmo que, na semana passada, anunciou ter flagrado fortes indícios da existência do bóson de Higgs, uma partícula há muito inferida mas nunca avistada.
O bóson recém-descoberto, chamado de Chi-b, consiste de duas partes — uma partícula elementar de quark e seu oposto anti-quark, que se unem por meio da chamada força forte.
— A partir deste bóson, nós poderemos aprender sobre a natureza da forte força nuclear, a mesma que mantém unida o núcleo no interior de um átomo — afirmou Andy Chisholm, da Universidade de Birmingham, que trabalhou na análise, em entrevista ao jornal britânico "The Telegraph".
A existência da partícula já havia sido inferida muitas vezes, mas ela nunca fora observada. Novas partículas costumam ser descobertas com alguma frequência, mas esta é a primeira identificada pelo LHC, o superacelerador de partículas do laboratório Cern.
A descoberta pode ajudar na busca pelo bóson de Higgs — a maior meta do LHC — ao fornecer aos físicos maior compreensão da força forte e ajudá-los a interpretar os dados que encontram.
— Enquanto muitas pessoas estão interessadas no bóson de Higgs, que acreditamos é o responsável por dotar as partículas de massa e teria
começado a ser revelado, muita da massa dos objetos cotidianos vêm da forte interação que estamos estudando a partir do Chi-b — afirmou Roger Jones, da Universidade de Lancaster, um dos responsáveis pelo experimento Atlas, também em entrevista ao "The Telegraph".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário