quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Modelo heliocêntrico mais antigo do mundo é corrigido

O Leiden Sphaera, o modelo mecânico do sistema solar mais antigo do mundo, estava incorreto e por muito tempo o erro não foi percebido. Restauradores trabalharam na peça, que está no Museum Boerhaave, na Holanda, por um ano, para depois descobrir que as estrelas estavam em lugar errado. Com 1,5 metros de diâmetro, a peça foi feita pelo holandês Steven Tracy, em 1670.


Cada constelação é retratada no sentido inverso, como se estivesse sendo refletida no espelho. O erro, no entanto, não foi do seu criador. Fotos antigas mostraram que Tracy colocou as estrelas na posição correta. Na Segunda Guerra Mundial, porém, o modelo foi danificado e, a hipótese é que a restauração feita na época tenha alterado a posição das estrelas no planetário.
Segundo Hans Hooijmaijers, diretor das coleções do Museu Boerhaave, até então o descuido não tinha sido notado. Para Rosalijn van Ijken, que participou dessa recente restauração, foi uma pena que a falha não tenha sido vista a tempo. “Coloquei as constelações onde as encontrei. Não sei nada de astronomia”, conta.
Fonte: Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário