sábado, 28 de abril de 2012

Câmera tira fotos e imprime texto descrevendo as imagens

O objeto da foto acima é uma câmera fotográfica. Mas não daquelas comuns, em que você clica no botão e ela lhe mostra a imagem capturada. Em vez disso, o dispositivo imprime uma descrição da foto que você tira. A câmera, por enquanto, é apenas um protótipo desenvolvido pelo programador Matt Richardson, batizado de Câmera Descritiva, mas já funciona com sucesso.
O site da invenção conta que, ao usuário tirar uma foto, a câmera envia essa imagem a uma equipe de pessoas que vai analisá-la e, em seguida, enviar de volta ao dispositivo a descrição do cenário, de 3 a 6 minutos depois. No caso, quem está tendo o trabalho são funcionários da Amazon Mechanical Turk (MTurk), serviço contratado por empresas em que seres humanos realizam tarefas que os computadores não são capazes de fazer.
A ideia do inventor é de, no futuro, tentar comercializar sua invenção e aperfeiçoar a aparência da câmera, como reduzir um pouco o seu tamanho, tornando-a prática para ser levada a qualquer lugar. Ainda na página da internet, Richardson publicou algumas imagens feitas pelo aparelho, com suas respectivas descrições impressas. Confira abaixo:

"Esta é uma imagem desbotada de um edifício em ruínas. Parece estar caindo e na necessidade de reparos". (Foto: Matt Richardson)
Época.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário