quarta-feira, 25 de abril de 2012

Roupas de fibras naturais e placas solares carregam eletrônicos

Estudantes da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma série de roupas feitas de fibra natural e capazes de carregar a bateria de pequenos aparelhos eletrônicos. A ideia é fabricar modelos duráveis, confortáveis e estilosos para ser usados em corridas e caminhadas ao ar livre.
O projeto, coordenado por pesquisadores do Departamento de Design da universidade, é considerado único porque alia tecidos naturais – como algodão ou linho, ao invés daqueles derivados do petróleo – e placas solares para armazenar energia do Sol e abastecer de energia os gadgets de quem a está usando. Até então as roupas equipadas com placas solares de que se tinha notícia não tinham o apelo fashion.
Os pesquisadores também descobriram uma combinação de espessura, peso, tingimento, acabamento e tipo de tecidos naturais que garante boa proteção contra a radiação ultravioleta.
Com financiamento da EPA (Agência de Proteção ao Meio Ambiente), o grupo já desenvolveu protótipos de três jaquetas, um colete e dois capacetes – um para ski, que também é equipado com Bluetooth, e outro que poderá ser usado por militares.
Os modelos foram expostos na feira National Sustainable Design, em Washington, realizada nesta semana.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário