sexta-feira, 27 de abril de 2012

Vales de Marte foram esculpidos por rios de lava

Um grupo de cientistas da Universidade do Estado do Arizona, nos Estados Unidos, colocou fim em um longo debate sobre a formação de um tipo de paisagem de Marte. Em estudo publicado nesta quinta-feira na revista Science, eles afirmam que vales do planeta vermelho foram esculpidos por lava, e não por água, como muitos pensavam até então.
O estudo mostrou que a lava deixou vestígios semelhantes aos encontrados em algumas partes da Terra, como no Havaí e na região de Galápagos, no Oceano Pacífico.
O principal autor do artigo, Andrew Ryan, analisou a região dos Vales Athabasca, equador marciano, usando mais de 100 imagens de alta resolução enviadas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa.
De acordo com Ryan, os desenhos encontrados em forma de grandes espirais variam de 5 a 30 metros de largura e não poderiam ter sido formadas por processos relacionados com a água ou o gelo. As espirais, que lembram as linhas circulares da concha de um caracol, provavelmente se formaram quando rios de lava fluíram em diferentes velocidades e direções. Até agora, Ryan e o coautor do estudo, Philip Christensen, contaram quase 200 espirais e acreditam que haja mais.
As espirais de lava podem estar presentes em outras províncias vulcânicas de Marte ou em canais de escoamento cobertos por características vulcânicas. Eu espero que encontremos mais algumas à medida que a cobertura da sonda aumente com o tempo", disse Ryan.
De acordo com a Nasa, a câmera da sonda Mars Reconnaissance conseguiu multiplicar por dez o número de locais pesquisados e agora pode identificar objetos tão pequenos quanto uma mesa de jantar.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário