sábado, 21 de abril de 2012

Poluição pode ser responsável por morte de abelhas

Um novo estudo publicado recentemente pelo periódico científico Journal of Applied Ecology afirma que a poluição por metais pesados em determinados locais está relacionada ao declínio de comunidades de abelhas selvagens.
De grande importância para a manutenção da flora através da polinização, as abelhas selvagens, em muitos casos, são mais efetivas do que técnicas humanas para concluir o processo de fecundação.
Conduzido por pesquisadores poloneses e do Reino Unido, o estudo foi realizado em locais que apresentavam índices de poluição por metais pesados ​​a partir de fundições localizadas nos países europeus.
Os resultados desta pesquisa mostraram que nos locais com os maiores índices de poluição não havia nenhuma ou somente uma espécie de abelhas silvestre, enquanto os locais com menores quantidades de poluentes tinham de4 a 5 espécies diferentesdo animal, com até dez indivíduos.
Houve também um aumento de abelhas mortas com o crescimento do nível de poluição por metais pesados, elevando-se 20% em locais vazios de 50% em locais com uma elevada contaminação.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário