sábado, 28 de abril de 2012

Câmeras lançadas em balões no céu filmam Aurora Boreal vista de cima



A aurora boreal é um fenômeno natural belo de se ver do solo. Mas como ela é vista do céu? Para descobrir, cientistas da companhia Ad Astra Rocket Company, nos Estados Unidos, soltaram no ar, enquanto a aurora estava acontecendo, 30 balões com câmeras HD acopladas. A ideia foi não só visualizar o fenômeno de outro ângulo, como entender a ciência por trás dele.
Os balões foram lançados durante duas noites. Quando eles alcançavam altitudes cuja pressão era alta demais, eles estouravam e voltavam à Terra por meio de paraquedas. Assim, os cientistas conseguiram ter acesso às filmagens. Nem todos os balões, porém, foram recuperados. Dois deles ficaram perdidos em algum lugar do Alasca. Segundo os cientistas, encontrá-los exigiria muitas horas de procura, e a equipe não dispunha deste tempo.
Na página do projeto, eles divulgaram as coordenadas de onde os equipamentos perdidos podem estar, para que grupos de escoteiros ou afins possam procurá-los. Como recompensa, quem encontrar pode ficar com a câmera, eles só pedem que as gravações sejam devolvidas.
As filmagens recuperadas foram reunidas em um vídeo em timelapse – que resume o processo todo e o exibe em tempo acelerado.
A aurora boreal é um fenômeno visual que ocorre em regiões próximas ao polo norte do nosso planeta. Se acontece no polo sul, é chamado de aurora austral, mas possui as mesmas características. Quando ocorrem – com mais freqüência entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro –, as auroras podem ser vistas a olho nu durante o final da tarde e a noite. São causadas pelo contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra, formando espetáculos de luzes coloridas no céu.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário