quinta-feira, 19 de abril de 2012

Índia testa míssil nuclear de longo alcance com sucesso

A Índia testou com sucesso seu primeiro míssil nuclear de longo alcance, por volta das 8h desta quinta-feira (19). O projétil foi batizado de Agni V e tem capacidade de atacar alvos situados a mais de 5 mil quilômetros. Isso significa que ele pode chegar, na teoria, a quase todos os pontos da Ásia e da Rússia e a algumas das principais cidades da Europa Oriental.
Este é o primeiro teste realizado pelo país com o novo míssil. O lançamento estava marcado para acontecer na quarta-feira (18), na ilha de Wheeler, situada em frente à costa oriental do país, mas uma forte tempestade impediu. O Agni V deve passar ainda por novos testes antes de ser introduzido nas forças armadas da Índia.
“A Índia é hoje um país com capacidade provada para projetar, desenvolver e produzir um míssil balístico de longo alcance. Agora somos uma potência em matéria de mísseis”, diz V.K. Saraswat, chefe da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa. “O rendimento do míssil Agni-V ficou provado com sucesso em suas três fases. Todos os objetivos da missão e os objetivos operacionais foram alcançados”, explica.
Com o lançamento, o país asiático entra em um pequeno grupo de países capazes de atingir alvos a longa distância, composto por Rússia, China, Estados Unidos, França e Reino Unido, embora se acredite que Israel também possui algum tipo de projétil similar.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário