sábado, 7 de abril de 2012

Por quanto tempo você consegue aguentar o silêncio absoluto?

Se você mora em uma cidade grande, tem uma família barulhenta ou passou por um dia estressante pode até desejar por alguns momentos de calma. Mas quanto tempo você agüentaria ficar em um silêncio absoluto, sem nenhum tipo de ruído? Uma pesquisa feita nos laboratórios Orfield em Minneapolis do Sul, nos EUA, mostra que ninguém suporta mais do que 45 minutos nessa situação.
Para chegar a essa conclusão, cientistas construíram uma câmara de silêncio – uma sala especial que bloqueia 99,9% dos ruídos, fazendo com que qualquer pessoa que esteja sozinha lá dentro tenha a sensação de silêncio absoluto. O espaço é tão silencioso que ganhou até o recorde no Guinness de lugar mais quieto do planeta.
Depois, eles desafiaram pessoas a ficarem por lá, no escuro, o tempo que agüentassem. O recordista foi um repórter que passou 45 minutos por lá.
De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque nossos ouvidos são adaptados para buscar sons. Em uma câmara silenciosa, os únicos ruídos são produzidos pela pessoa que está lá dentro – então ela passa a ouvir sua respiração, seu estômago e até os batimentos cardíacos. E essa experiência seria tão desorientadora que o voluntário começa a alucinar.
Até caminhar se torna mais difícil na sala do silêncio – como ela não produz nenhum tipo de eco, não ouvimos nossos próprios passos e ficamos desorientados. Para passar mais de meia hora lá, uma pessoa precisa estar sentada.
A câmara é usada pela Nasa, para treinar astronautas para suportar o silêncio do espaço. Além de ficarem no escuro e sem ouvir nenhum ruído, eles ficam flutuando em uma espécie de banheira, até começarem a ter alucinações. É mole?
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário