domingo, 15 de abril de 2012

Fundador da empresa espacial SpaceX sonha com vida "multiplanetária"

A empresa californiana de tecnologia espacial SpaceX, baseada em Hawthorne, comemora o seu 10º aniversário neste ano. A nave espacial reutilizável e não tripulada da empresa, chamada Dragon, tem o seu segundo voo de demonstração marcado para o final de abril, quando vai visitar a Estação Espacial Internacional. Uma versão da Dragon capaz de transportar sete astronautas está em desenvolvimento. Elon Musk, presidente-executivo e diretor de tecnologia da SpaceX, conversou com a revista Nature sobre seus planos para a empresa e suas ambições pessoais para os voos espaciais.
Sobre a motivação que o levou a fundar a SpaceX, ele diz que o próximo passo importante da evolução da vida é que a humanidade desenvolva uma civilização baseada no espaço, tornando-se, enfim, uma espécie multiplanetária. Eu acho que é extremamente importante que a humanidade esteja lá, explorando o Sistema Solar, e que tenhamos uma base autossustentável em Marte. Porém, nós não estávamos de fato obtendo progresso na tecnologia de foguetes, e os Estados Unidos só terão como mandar astronautas para a órbita da Terra quando a nossa nave espacial for disponibilizada daqui a alguns anos. Essa é uma tendência bastante negativa, então fundei a SpaceX para tentar revertê-la. É importante que revigoremos o interesse pelo espaço. O interesse do público se perdeu nos últimos anos porque não avançamos no que diz respeito aos voos espaciais, especialmente aos voos espaciais tripulados por humanos. Precisamos fazer coisas que entusiasmem as pessoas e avançar em termos tecnológicos. Assim, recuperaremos o interesse do público.
Com certeza, nós estaríamos também defendendo a biosfera. Não estaríamos apenas preservando a humanidade, estaríamos preservando grande parte da vida. É certamente possível que alguma calamidade acompanhe esses feitos _ como observamos em relação aos diversos grandes eventos de extinção em registros fósseis. A humanidade, obviamente, desenvolveu maneiras de destruir a si mesma, então eu acho que nós precisamos estar também em outros planetas para nos protegermos contra a possibilidade improvável de um Armagedom natural ou provocado pelo homem. É importante que tomemos medidas agora para que a vida multiplanetária passe a existir, porque, pela primeira vez durante toda a história de 4 bilhões de anos de Terra, isso é possível. Talvez essa janela de possibilidade fique aberta por muito tempo, mas pode ser também que ela fique aberta por um período curto de tempo. É por isso que eu acho que é necessário tomar uma atitude urgentemente para que a vida passe a ser multiplanetária.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário