sábado, 6 de abril de 2013

Arqueólogos descobrem centro da cidade suméria onde viveu Abraão

Arqueólogos britânicos encontraram em escavações um grande complexo perto da antiga cidade de Ur, no Iraque. Eles acreditam que a estrutura, provavelmente de 4 mil anos, tenha servido como centro administrativo de Ur, na época em que o profeta Abraão, de acordo com a Bíblia, lá vivia antes de ir para Canaã. O personagem bíblico é citado no livro do Gênesis e é considerado o responsável pelo Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.
De acordo Stuart Campbell, arqueólogo da Universidade de Manchester que liderou as escavações, o complexo está próximo do local onde foi parcialmente reconstruído um zigurate, um tipo de templo sumério.
“É uma descoberta muito empolgante”, disse Campbell, por causa do tamanho da área, com cerca de 80 metros de cada lado. Segundo o arqueólogo, complexos deste tamanho e idade eram raros.
“Aparentemente, trata-se de algum tipo de prédio público. Devia ser algum prédio administrativo, com conexões religiosas ou controle de mercadorias da cidade de Ur”, disse.
O complexo de quartos ao redor do pátio foi descoberto a 20 quilômetros de Ur, a última capital da dinastia real suméria, cuja civilização floresceu há 5 mil anos.
Campbell afirma que um dos artefatos encontrados era uma placa de argila que mostrava um adorador vestindo uma longa túnica se aproximando de um local sagrado. Além dos artefatos, o local revelou as condições ambientais e econômicas da região.
IGCiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário