segunda-feira, 1 de abril de 2013

Avião movido a energia solar deve iniciar travessia dos EUA em maio

O avião experimental suíço Solar Impulse, cujos motores elétricos são alimentados com energia do Sol, está pronto para atravessar os EUA de oeste para leste, informaram seus criadores a agências internacionais. A previsão é que a aeronave parta de São Francisco rumo à Nova York no dia 1º de maio, segundo o co-autor do projeto, André Borschberg.
"Estamos prontos para voar através dos Estados Unidos", declarou Borschberg durante entrevista coletiva dada para agências internacionais na última semana, na Califórnia.
Por motivos de segurança, a travessia deve ser realizada em cinco etapas, segundo a AFP. Tecnicamente, a aeronave pode completar o voo sem fazer escalas, mas o trajeto exigiria pelo menos três dias de viagem, o que dificulta muito para o piloto, afirma Borschberg.
"Estamos limitados a voar no máximo 24 horas" devido às condições físicas na pilotagem, disse o co-autor do projeto. Ele pilotará o avião em em revezamento com Bertrand Piccard, outro criador do Solar Impulse.
Na primeira fase da viagem, o avião seguirá a Phoenix, no estado do Arizona. Em seguida, ele vai passar por Atlanta (Geórgia) e Nashville (Tennessee), entre outras cidades.
Na etapa final, o avião deve chegar ao Aeroporto de Dulles, na região de Washington, em junho, para em seguida ir ao Aeroporto de Nova York, em julho. O avião ficará entre uma semana e dez dias em cada cidade para a visitação do público.
Lançado há dez anos, o projeto realizou seu primeiro voo em junho de 2009. O Solar Impulse pesa 1,6 toneladas, mas tem uma envergadura de mais de 63 metros, o equivalente a um Boeing 747, afirma a AFP.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário