quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mineral é capaz de capturar metano da atmosfera

Entre os gases que o homem lança na atmosfera, os maiores vilões do aquecimento global são o dióxido de carbono e o metano. O primeiro, resultado da queima de combustíveis fósseis, pode ser capturado da atmosfera por uma série de técnicas e a tecnologia para fazer isso continua avançado. O segundo, produzido na maior parte pela flatulência dos rebanhos de gado, é mais esquivo e não interage facilmente com outras substâncias.
        Pesquisando por materiais que interagissem com o metano, o cientista Amitesh Maiti, do laboratório de pesquisa Lawrence Livermore, dos EUA, encontrou um que consegue capturar o gás e tem o potencial para diminuir sua emissão: o zeólito. Esse mineral poroso pode ser fabricado em grande escala e é usado atualmente na purificação de água e outras substâncias em processos industriais.
        Maiti e sua equipe usaram modelos computacionais para buscar entre 100.000 tipos de materiais o mais adequado para interagir com o metano. As simulações indicaram que o zeólito pode ser usado para retirar o metano de minas de carvão e de montes de estrume. Além de evitar que o gás acentue o efeito estufa, o metano capturado pode ser usado para gerar eletricidade.
        O trabalho quer transformar a descoberta em aplicações práticas, pois o derretimento do Ártico deve lançar grandes quantidades de metano que atualmente estão nas camadas congeladas do pólo. Mesmo que não seja possível capturar esse metano que será liberado, controlar o que hoje é lançado pela ação do homem pode amenizar os efeitos prejudiciais do aumento do gás na atmosfera.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário