domingo, 21 de abril de 2013

Chuva de meteoros Liríadas chega a seu ápice no início da madrugada

A chuva de meteoros Liríadas chega a seu ápice entre o final deste domingo e o início da madrugada da segunda-feira. Para quem gosta de observar este tipo de evento, deve procurar o norte por volta da meia-noite. Contudo, para observar o espetáculo, é necessário estar em um lugar com pouca ou nenhuma poluição luminosa e sem prédios, montanhas ou nuvens no norte, já que a chuva ocorre perto do horizonte.
A chuva não deve ser uma das mais espetaculares - a frequência esperada é de 15 meteoros por hora. Além disso, a Lua (que está quase cheia) atrapalha a visão. Por outro lado, o fenômeno pode ser visto de qualquer região do País.
Para quem quiser encontrar o local exato da chuva, deve procurar pela constelação da Lira (que dá nome ao fenômeno), ou pela estrela de Vega. Para quem não entende de astronomia, alguns softwares de smartphones ajudam a localizar - como o SkEye, para sistema Android.
A chuva de meteoros é causada pelo rastro da passagem de um cometa. Os detritos da pedra de gelo ficam pelo caminho e, quando a Terra passa por esse rastro, eles queimam na entrada da atmosfera e viram os meteoros. O cometa que causa as Liríadas é o Thatcher, descoberto pelo americano A. E. Thatcher em 4 de abril de 1861.

Nenhum comentário:

Postar um comentário