quarta-feira, 17 de abril de 2013

Astrônomos amadores podem ter encontrado sonda soviética em Marte

 
Em dezembro de 1971 a indústria espacial soviética alcançou uma nova marca - eles pousaram uma sonda na superfície de Marte. A conquista, no entanto, foi pouco comemorada - 14 segundos após seu pouso, a comunicação por rádio com a Mars 3 foi interrompida. Agora, mais de 41 anos depois, astrônomos amadores podem ter encontrado o equipamento soviético.
Uma nova análise de uma imagem obtida há 5 anos pela Reconnaissance Orbiter, da Nasa, mostra o que parece ser 4 partes da estrutura da Mars 3. A região analisada bate com a previsão do pouso da sonda, próximo à Cratera Ptolomeu.
De acordo com especialistas, cada pedaço da suposta Mars 3 descoberto em Marte tem a aparência similar ao modelo lançado pelos soviéticos, além de estarem dispostos de uma maneira que denuncia o pouso da sonda. Mesmo assim, outras explicações não podem ser excluídas. Agora, os grupo de astrônomos irá trabalhar em conjunto com cientistas da Universidade do Arizona para investigar mais detalhes sobre o equipamento encontrado e confirmar a descoberta.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário