quarta-feira, 1 de março de 2017

China planeja enviar sondas espaciais a 3 asteroides

Protótipo de sonda que a China planeja enviar à Lua.
 
O pesquisador do Observatório Montanha Púrpura da Academia Chinesa de Ciências Ji Jianghui revelou esses planos, com os quais os cientistas pretendem conhecer melhor as características dos asteroides e estudar seu formação e evolução para compreender as origens do sistema solar e da vida na Terra.
"O plano dos especialistas é que uma sonda voe perto de um asteroide, voe junto a outro asteroide durante um tempo, e aterrisse em um terceiro para realizar análise de amostras da superfície", disse Ji, em declarações citadas por vários veículos de imprensa oficiais.
A prioridade dos cientistas nessas missões será detectar asteroides próximos da Terra para calcular as probabilidades de colisão com nosso planeta.
"A China enviará a sonda lunar Chang E-5 à Lua e trará outra vez amostras este ano. Se esta missão tiver sucesso, significaria que a China, assim como o Japão, seria capaz de recolher amostras de asteroides para estudá-las em laboratórios na Terra", disse Ji.
A China espera enviar outra sonda ao hemisfério oculto da Lua em 2018 e também deve realizar em 2020 sua primeira missão de exploração de Marte, que aterrissará no planeta vermelho e recolherá amostras geológicas no terreno, que depois serão trazidas à Terra.
Além disso, as autoridades do país asiático planejam que, para 2022, sua própria estação espacial permanente esteja operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário