quinta-feira, 9 de março de 2017

Cientistas da Nasa defendem plano para tornar Marte habitável

Campo magnético artificial protegeria Marte da radiação e dos ventos solares
Campo magnético artificial protegeria Marte da radiação e dos ventos solares
 
Seus próprios criadores reconhecem que se trata de uma estratégia que pode parecer obra de ficção científica, mas asseguram que é viável. Cientistas da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, dizem que Marte poderia ser habitável caso fosse criado artificialmente algo que a Terra já tem: um campo magnético protetor. Esse escudo é essencial para evitar o impacto da radiação e ventos solares potentes....
 
 
Marte é um planeta de condições extremas - as temperaturas vão de -80°C a 20°C...
De acordo com pesquisadores da Divisão de Ciência Planetária da Nasa (PSD, sua sigla em inglês), é possível gerar um campo semelhante ao redor do Planeta Vermelho. A proposta foi apresentada recentemente em uma oficina do workshop Visões para a Ciência Planetária 2050, realizado pela agência. De olho no passado Hoje, Marte é um planeta dominado pelos extremos. A falta de atmosfera faz, por exemplo, com que a temperatura atinja 20°C durante o dia e  e -80°C durante a noite.
 
 
Quando Marte perdeu o campo magnético, sua atmosfera foi progressivamente eliminada.
 
   Mas o Planeta Vermelho era muito diferente no passado: dados das missões Maven, da Nasa, e Mars Express, da ESA ( a agência espacial europeia) ssugerem que ele tinha um campo magnético natural. Essa proteção sumiu há cerca de 4,2 bilhões de anos e, como resultado, a ... - atmosfera marciana desapareceu gradualmente ao longo dos 500 anos seguintes. O que os pesquisadores propõem, então, é recuperá-la usando tecnologia de ponta para restaurar o planeta Marte do passado, com sua atmosfera, temperaturas mais altas e parte de seus antigos oceanos. Campo magnético "No futuro, é bem possível que ela (a tecnologia) possa gerar um campo magnético ...
 
Campo magnético
 
  "No futuro, é bem possível que ela (a tecnologia) possa gerar um campo magnético de 1 a 2 Teslas contra o vento solar", disse Jim Green, da divisão de ciência planetária da Nasa. Green e seus colegas propõem a instalação de um dipolo magnético, na forma de um satélite, para que ele acompanhe o planeta em sua órbita, protegendo-o. Um dipolo é um elemento específico que produz um campo magnético dipolar (dois polos magnéticos opostos).
O cientista assegura que já foram criadas magnetosferas artificiais em miniatura para proteger tripulantes de naves espaciais. De acordo com simulações feitas por pesquisadores da Nasa, um campo magnético implantado no chamado polo de Lagrange L1 seria suficiente para ampliar a espessura da atmosfera e o aumento da temperatura em 4°C. Pontos de Lagrange ou pontos L são as posições em um sistema orbital em que um objeto pode estar em relação a objetos maiores.
 
 
 
Nasa prevê comunidade humana em Marte a partir da década de 2030.
 
    Colônia humana
 
  A magnetosfera artificial poderia desviar o vento solar, a exemplo do que acontece com um campo magnético natural. O aumento da temperatura, por sua vez, poderia derreter o dióxido de carbono no polo norte do planeta. E isso criaria um efeito estufa que aumentaria ainda mais a temperatura até alcançar condições compatíveis com a presença de água no estado líquido.
"Uma atmosfera marciana com maior temperatura e pressão permitiria que houvesse água em estado líquido suficiente na superfície para melhorar a exploração humana na década de 2040", diz Green.
A blindagem magnética também facilitaria a chegada de missões ao Planeta Vermelho. A Nasa revelou em 2015 o seu plano de viagem a Marte, que prevê a existência de uma colônia humana em 2030.
Para Green, se fosse criado um campo magnético artificial, "as novas condições em Marte permitiriam que os pesquisadores e exploradores estudassem o planeta com muito mais detalhes".
"E se isso for alcançado... a colonização de Marte não estará muito longe".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário