sexta-feira, 10 de março de 2017

Cientistas relacionam calor de fevereiro nos EUA ao aquecimento global

Mapa mostra em vermelho onde fevereiro bateu o recorde histórico de calor. Em laranja escuro e claro, onde o mês ficou muito mais quente ou apenas mais quente do que a média (Foto: NOAA)
O mês de fevereiro nos Estados Unidos foi o segundo mais quente desde que as medições começaram há 123 anos. Agora, um grupo de pesquisadores afirma que o calor de fevereiro é uma das consequências do aquecimento global. Os cientistas fazem parte do projeto World Weather Attribution, que visa aumentar a capacidade científica de analisar e comunicar a possível influência das mudanças climáticas em eventos extremos, como secas, enchentes ou furacões. O que aconteceu no mês passado nos EUA foi um desses casos de infuência das mudanças climáticas em acontecimentos fora do normal.
"Encontramos uma ligação clara e forte entre os recordes de calor em fevereiro nos Estados Unidos e as mudanças climáticas", disse Geert Jan van Oldenborgh, pesquisador do Instituto de Meteorologia da Holanda (o KNMI). Segundo Claudia Tebaldi, estatística de clima do Centro Nacional de Pesquisas da Atmosfera nos EUA, a análise da extensão territorial e dos fenômenos de calor extremo do mês oferece um diagnóstico bem claro. "Usando dados de observação meteorológica e modelos de computador, descobrimos que as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa aumentaram em três vezes a probabilidade de temperaturas extremas em fevereiro nos Estados Unidos", afirma.
O mapa acima mostra como foi o mês de fevereiro. As áreas em vermelho tiveram o fevereiro mais quente desde que começaram os registros. As áreas em laranja-escuro e claro tiveram fevereiro bem acima da média ou apenas acima da média.
Com o calor fora de hora, os EUA experimentaram um dos invernos mais amenos da história. A cidade de Chicago, normalmente fria, teve o primeiro janeiro e fevereiro sem neve desde que começaram as observações há 146 anos. Massachusetts registrou o primeiro tornado num mês de fevereiro. O único ano que superou 2017 foi 1954.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário