quarta-feira, 29 de março de 2017

Primeiro arranha-céu curvo seria o edfício mais alto do mundo

O primeiro arranha-céu curvo deverá ser o edifício mais alto do mundo.

“Existe uma obsessão impossível de negar instalada em Nova York. É inegável porque essa obsessão foi concebida precisamente para avista; existem muitas maneiras pelas quais um edifício pode se destacar: o nosso, literalmente, se afastará daquilo que se entende por edifício. O que acontece se substituirmos a altura pelo comprimento?”. É assim que o estúdio de arquitetura Oiio começa o manifesto que apresenta o Big Bend, um arranha-céu de 1.219 metros de comprimento em Midtown, em forma de U invertido.

Primeiro arranha-céu curvo deverá ser o edifício mais alto do mundo

Deve ser o maior do mundo com a junção das duas torres de 600 metros, superando o Burj Khalifa, em Dubai, de 879 metros, e o primeiro edifício curvo da história. Os arquitetos dizem que é um desafio que surge das rigorosas leis impostas para construir em Nova York e também do preço estratosférico dos imóveis, quando a altura dos edifícios aumenta os custos de licenciamento. O Big Bend deve ser erguido ao sul do Central Park, uma das áreas mais caras e prestigiadas da cidade. “Se conseguirmos dobrar nossa estrutura em vez de violar as leis de zoneamento de Nova York, seremos capazes de criar um dos edifícios mais famosos de Manhattan”.

Primeiro arranha-céu curvo deverá ser o edifício mais alto do mundo

O Big Bend resolveria o que no passado foi um grande problema logístico: os elevadores horizontais. Dada a curva na parte superior, para se deslocar de uma torre à outra os elevadores subirão na vertical, chegarão ao topo, se deslocarão horizontalmente e continuarão seu percurso, tudo num ciclo contínuo imperceptível e rápido. Um sistema tão inovador quanto a forma do edifício, que atualmente está em busca de uma construtora que se comprometa a torná-lo realidade.
EL País.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário