sábado, 23 de outubro de 2010

56ª Feira do Livro de Porto Alegre

Com 18 dias de duração, a maior feira do livro a céu aberto do continente, realizada na Praça da Alfândega - que ainda estará passando por reformas devido ao projeto "Monumenta" -, foi mantida no local tradicional com algumas adaptações informou o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Manoel Maldaner Carneiro.
Mesmo com as obras no local a 56ª Feira vai manter o espaço que se tornou tradicional ao longo de suas edições: o eixo da rua dos Andradas. Para interligar o trecho da rua dos Andradas ao restante da feira, os visitantes poderão optar pelas vias de acesso lateral que circundam a praça ou através de uma passarela que será construída para o evento.
Neste ano, a feira terá uma ênfase na "Ciência e no Conhecimento Através dos Livros".
Considerada este ano pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, como patrimônio imaterial da cidade, a feira está com um rosto dos mais gaúchos possíveis. Seu patrono, o folclorista - Paixão Côrtes - Ícone da cultura gaúcha, modelo do monumento Laçador, erguido em 1958, principal símbolo de Porto Alegre. Com seus livros, ele buscou resgatar e compilar as tradições folclóricas para mostrar aos outros quem somos nós.
Responsável pelo renascimento do tradicionalismo, é o idealizador da Chama Crioula, do Candieiro Crioulo e das comemorações da Semana Farroupilha, desde 1947. Publicou uma série de livros, que hoje são considerados clássicos da cultura gaúcha. Ele estará nestes 18 dias de feira, ao lado dos 110 expositores na Área Geral; 30 na Área infantil e Juvenil; e 15 na área Internacional -, num espaço de mais de 24 mil metros quadrados - maior que a realizada no ano passado.
Entre as presenças internacionais, destaques para a escritora portuguesa Inês Pedrosa, o norte-americano Benjamim Moser, a escritora Judith Katzir, de Israel; o francês Antoine Vitkine; e o alemão Ulrich Peltzer.
Do Brasil - Carlos Heitor Cony, Guilherme Fiúza e Lira Neto; Ricardo Kotscho, Jacob Pétry, Fernando Reinach; Luis Eduardo Soares; Wagner de Assis e o cantor Lobão, com livro.
A Feira do Livro de Porto Alegre inicia no dia 29 de outubro e o término será no feriado do dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário