sábado, 23 de outubro de 2010

Degelo no Ártico está em nível considerado crítico

A temperatura no Ártico voltou a subir e a calota de gelo polar está num dos níveis mais baixos já registrados, revela um estudo publicado essa semana pela Agência de Pesquisa Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Pela última avaliação anual, o "aquecimento do Ártico tem mostrado efeitos generalizados, contínuos e dramáticos".
Um grupo de 69 cientistas de oito países afirma, por exemplo, que as intensas nevascas que atingiram as regiões Nordeste e Meio-atlântico dos EUA, entre dezembro de 2009 e fevereiro deste ano, estavam relacionados ao aquecimento do Ártico. Conforme o estudo, há desaceleração do aumento das temperaturas na região em 2009, mas no primeiro semestre de 2010 o aquecimento chega perto de seu nível recorde, com leituras mensais ficando em média quatro graus acima do normal no Norte do Canadá. Ao mesmo tempo, a calota de gelo no Ártico apresentou sua terceira menor extensão em 30 anos.
"Mudanças climáticas abruptas apresentam riscos potenciais para a sociedade que ainda são muito pouco compreendidas", destacaram os autores do relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário