sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Patrimônio Submerso no Litoral Espanhol

A Marinha Espanhola lançou no último dia 8 de setembro um programa para proteger o patrimônio histórico que está submerso nas costas do país. Equipada com navios, submarinos, caça-minas e cerca de 100 profissionais, a instituição vai passar dois meses vasculhando o litoral da cidade de Cádiz, no sul da península Ibérica, em busca de vestígios de naufrágios que ocorreram nos séculos passados.
A Marinha já identificou uma centena de possíveis sítios na região, que totalizaria, segundo o jornal inglês - The Guardian - algo entre 500 e 800 embarcações afundadas. O chamado "Golfo de Cádiz" é uma das áreas que mais abriga tesouros submersos já que a região recebia boa parte dos navios espanhóis que durante os séculos XVI a XVIII traziam ouro e prata das colônias americanas.
Segundo informações do mesmo periódico, esse programa da Marinha seria uma resposta do governo espanhol a um incidente ocorrido em 2007 envolvendo o navio Nossa Senhora das Mercedes. A embarcação afundada pelos ingleses em 1804 no sudoeste de Portugal, foi encontrada pela empresa transnacional "Odyssey Marine Exploration", que retirou do local cerca de 500 milhões de dólares em moedas e artefatos.
O governo espanhol está perdendo  tempo!!!
Na foto: Tela de Francis Sartorius mostra o naufrágio do "Nossa Senhora das Mercedes".
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário