O túnel Gothard, obra faraônica nos Alpes Suiços, que em 2017 permitirá, por exemplo, que o transporte ferroviário entre as cidades de Zurique e Milão seja feito em apenas 2h e 40 minutos, já é uma realidade.
Hoje, a escavadora "Sissi" concluiu a perfuração dos 180 cm de rocha que faltavam para unir os extremos norte e o sul. Pelo túnel com 57 km de extensão - superando o de Seikán, no Japão, com 54 km - vão passar mais de 300 comboios de mercadorias ou passageiros por dia.
Muitas pessoas e jornalistas aplaudiram o rompimento da última barreira rochosa entre Faido e Sedrum (as duas entradas/saídas do túnel).
A obra que já tem quase 20 anos, foi reiniciada nos finais dos anos 90, depois da aprovação, por referendo popular.
Começa, agora, uma nova fase para concluir o túnel de São Gothard, situado no coração do continente europeu, feito a fim de preservar o meio ambiente, evitando a passagem rotineira de caminhões pelas paisagens suiças.
Quando abrir ao tráfego, em 2017, o túnel beneficiará diretamente 20 milhões de habitantes do sul da Alemanha, Suiça e norte da Itália. Os comboios de passageiros vão circular a 250 km por hora; as composições de mercadorias, a 160/km/h.
Fonte: O Globo
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