segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Maravilhas arquitetônicas do Cairo viram ruínas

Maravilhas arquitetônicas da cidade do Cairo, no Egito, estão sendo abandonadas ou demolidas para dar lugar a arranha-céus - uma nova realidade em uma cidade que já foi conecida como "a Paris do Egito". 
No subúrbio de Heliopolis, desenvolvido a partir de 1908, mansões e palacetes existentes eram de encher os olhos. Em outras áreas da cidade, como a ilha de Zamalek, no Rio Nilo, a ousadia e experimentalismo do período produziu construções que eram verdadeiros palácios, onde se reunia a alta sociedade egípcia.
O governo vem adotando medidas para conservar o patrimônio arquitetônico da cidade. Uma dessas medidas é proibir a demolição dos casarões. Como resultado, os que não conseguiram vender suas casa abandonam as propriedades, esperando que um dia desabem.
O presidente da Organização Nacional para a Harmonia Urbana, uma iniciativa financiada pelo governo egípcio, vem trabalhando para persuadir a população a valorizar seu patrimônio. Mas ele admite que há outras grandes questões em jogo.
Cerca de 20 milhões de pessoas vivem no Cairo hoje. Para a maioria, preservar o passado arquitetônico da cidade não é prioridade!
Fonte: Estadão.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário