quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Maratona da Grécia comemora 2.500 anos

Atenas, a capital da Grécia, será sede neste domingo (31) de uma corrida que marca a data comemorativa da "Maratona". Vários atletas participam de eventos marcando o aniversário da corrida original da "Batalha de Marathon", que culminam na 28ª Clássica Maratona de Atenas, neste fim de outubro.
A história da prova data de 490 a.C., quando rolava a guerra entre atenienses e persas. A batalha precisava de reforços pelo lado grego, em número menor que os persas (algo parecido com a batalha das Termopilas, vista no filme 300). Os persas avançavam e estavam quase chegando a Marathon, quando o rei Dario solicitou reforços. O comandante do campo de batalha, Milciades, resolveu escalar um bom corredor entre os soldados - Pheidippides -, para a tarefa.
Ele foi até Atenas, 40 km de distância em terreno acidentado, e voltou com mais de 10.000 soldados de Atenas, e a batalha foi ganha. Milciades mandou então Pheidippides de volta para Atenas a fim de contar a boa nova. Ele foi, chegou em Atenas exausto e só conseguiu balbuciar "Niki" (vitória), caindo morto em seguida.
Essa é a versão dos fatos que os organizadores da maratona de Atenas adotam. Porém, existem outras versões para o fato.
O relato mais factível vem do historiador Heródoto. Nascido em 484 a.C., portanto 6 anos antes da batalha de Marathon, relata em suas "Histórias" que na verdade Pheidippides  correu até Esparta, 233 km, recebeu um sonoro "Não" como resposta, porque os espartanos estavam em pleno festival de Artemis e só concordariam em encarar a briga depois de 9 dias quando chegaria a lua cheia.
Lá vai o atleta fazendo o caminho de volta no mesmo pique, trazendo a má notícia.
Os atenienses então resolveram partir para o ataque surpresa ao exército persa, ainda próximos de suas embarcações na planície de Marathon, distante 40 km do local onde as tropas estavam acampadas. Isso fez os persas recuarem. Depois da expulsão dos persas, chegam 2000 espartanos, e ficam impressionados com a vitória dos atenienses.
Em 1896, na 1ª Olimpíada da história, Pheidippides foi homenageado com a criação da maratona -, corrida de 40 km -, a mesma distância entre Marathon e Atenas.
Sem dúvidas esta história de Pheidippides - é a que dá o romantismo, e a simbologia das maratonas nos dias de hoje!!!
Uma Curiosidade: Por que a maratona moderna tem a distância de 42.195 km??? Isso se deu pela primeira vez em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres. O comitê organizador dos jogos estabeleceu esta marca para que a família real britânica pudesse ver a chegada da maratona, na sacada do Palácio de Windsor.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário