sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Agência Europeia faz seminário sobre asteroides

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai reunir, na próxima semana, cientistas e astronautas para um seminário sobre como os governos da Terra deveriam reagir no caso de uma ameaça concreta de colisão de um grande asteroide com nosso planeta. "A série de oficinas tem como foco os planos e recomendações para coordenação global e resposta no caso de um asteroide ou outro objeto ser descoberto como uma ameaça de impacto", disse o coordenador da ESA.
A reunião de três dias será realizada no Centro Europeu de Operações Espaciais, em Darmstadt, na Alemanha.
Os participantes vão revisar as informações mais recentes sobre pesquisas a respeito de asteroides e de objetos que se aproximam da órbita da Terra. Também analisarão cenários teóricos de impacto.
O seminário vai definir metas de planejamento que serão integradas a um relatório final das Nações Unidas sobre o assunto.
O novo Supertelescópio PS1, equipado com a melhor câmera digital do mundo e que se tornou operacional em junho, descobriu um asteroide que chegará a 6 milhões de km da Terra. O objeto tem cerca de 50 m de diâmetro e foi encontrado em imagens de setembro, quando se encontrava a 30 milhões de km.
"Embora esse objeto em particular não vá atingir a Terra no futuro imediato, a descoberta mostra que o Pan-Starrs é o sistema mais sensível dedicado a descobrir asteroides potencialmente perigosos", disse, em nota, um membro do Consórcio Científico PS1. Eles esperam que o sistema vá detectar dezenas de milhares de novos asteroides a cada ano, e com precisão suficiente para calcular suas órbitas.
De olho no céu!!!
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário