segunda-feira, 21 de março de 2011

As florestas europeias e norte-americanas evoluem favoravelmente

As florestas europeias e norte-americanas estão em bom estado e evoluem favoravelmente, segundo anunciou nesta segunda-feira a Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).
Em seu relatório a UNECE - cuja área de competência compreende Europa, América do Norte, Cáucaso e Ásia Central - especifica que a superfície total das zonas florestais aumentou em 25 milhões de hectares nos últimos 20 anos o equivalente ao tamanho da Grã-Bretanha.
Em média, o crescimento foi de 1,25 milhões de hectares por ano.
No total, a região UNECE conta com 1,6 bilhões de hectares de zonas florestais, 40% do total do mundo. Delas, a metade se encontra em território russo, e outras 37% nos Estados Unidos e Canadá.
"O estado das florestas da região é bom. Nenhum dano devido à poluição foi descoberto e só algumas zonas em nível local ficaram afetadas pelo efeito ácido" assinalaram os especialistas.
Cerca de 1% da superfície total da área florestal desta região sofre danos devidos aos insetos, e 0,1% foi atingida por incêndios. Do total, 1,3% das florestas da região foram danificadas por grandes tempestades, e foram registrados cinco eventos maiores que afetaram áreas florestais.
O relatório assinala que a gestão das florestas melhorou nos últimos anos e que a superfície protegida para preservar a diversidade biológica aumentou. A zona protegida na região cresceu em 25 milhões de hectares nos últimos 20 anos, e atualmente representa 8% da área total.
China, Índia e EUA foram os países que mais ganharam áreas florestais, enquanto que a Austrália e Brasil, foram os que mais perderam.
Fonte: Estadão.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário