sexta-feira, 11 de março de 2011

Pela primeira vez sonda da Nasa vai orbitar Mercúrio durante um ano

Considerado um dos planetas mais estranhos e complexos do Sistema Solar pelas suas características peculiares, Mercúrio receberá uma sonda da Nasa que vai orbitá-lo pela primeira vez durante um longo período de tempo. A missão, que será realizada pela Messenger, está prevista para o próximo dia 17. 
Houve outras quatro missões para Mercúrio, mas esta é um acontecimento para os cientistas, porque a Messenger pretende entrar na órbita do planeta e lá ficar pelo menos por um ano.
Mercúrio é particular por sua temperatura ir de extremos de frio e de calor. Leva 59 dias terrestres para que gire em seu próprio eixo, o que torna um dia solar equivalente a 176 dias da Terra ou o mesmo que dois anos em termos de calendário de Mercúrio. Outro ponto é que, apesar de estar perto do Sol, acredita-se que pode armazenar toneladas de gelo em suas crateras escuras já que os seus polos não recebem luz solar.
O design da Messenger também é interessante: Partes dela devem derreter quando a sonda estiver passando pelo lado ensolarado de Mercúrio - com temperaturas que chegam a 800 graus. A medida está prevista pelos idealizadores do projeto e será adotada para proteger os equipamentos mais sensíveis da nave sem que coloque em risco seu funcionamento. Depois, o que foi derretido deve ser recongelado ao entrar na zona fria do planeta, que pode chegar a 300 graus negativos.
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário