terça-feira, 22 de março de 2011

Nova tecnologia chega aos sítios arqueológicos

A imagem clássica do arqueólogo com uniforme cáqui e um bloco de anotações na mão está com os dias contados. Ao menos para a equipe de Steven Ellis, que trabalha em Pompéia, na Itália. Os pesquisadores, da Universidade de Cincinnati aderiram ao tablets iPad, leitor de livros eletrônicos que traz uma série de aplicativos que têm ajudado os estudiosos em campo.
Computadores portáteis mais antigos, como os notebooks, não vingaram entre os arqueólogos porque suas baterias têm pouca duração, são mais pesados e têm circuitos eletrônicos mais delicados, inviabilizando seu uso durante as escavações. Mais portáteis e com baterias com autonomia de até nove horas, os tablets têm, nas palavras do pesquisador, revolucionado o trabalho de campo.
No meio das ruínas da cidade do século I, eles seguram os tablets, desenhando croquis e fazendo anotações nas telas táteis, comparando achados com o banco de dados do aparelho.
Segundo eles, o uso da nova tecnologia já permitiu um avanço de uma ano na sua pesquisa - tempo que se perde para passar para o computador as informações recolhidas em campo.
Tecnologia a serviço da Ciência!!!
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário