segunda-feira, 14 de março de 2011

A globalização está matando as abelhas

A globalização está matando as abelhas, assim como as doenças das abelhas estão sendo espalhadas lentamente pelo mundo graças à abertura dos mercados. E as tentativas de industrializar a polinização estão deixando o problema ainda maior, afirma um estudo da ONU.
As inexplicáveis mortes de abelhas vêm se tornando uma questão crescente ao redor do mundo nos últimos cinco anos, um fenômeno classificado como "transtorno do colapso da colônia".
Abelhas nos EUA, na Europa e na Ásia estão sendo afetadas, embora seja difícil reunir dados confiáveis sobre quantas morreram.
Algumas colônias de abelhas morrem naturalmente com o tempo, principalmente no inverno, mas a escala das mortes relatada pelos criadores levou governos e cientistas a examinarem a razão da ameaça a esses insetos e, em alguns casos, tentar contornar o problema mudando a forma de criá-los.
Mas as tentativas da indústria agrícola para travar a queda no número de abelhas por meio de melhorias e juntando-as em enormes colmeias só agravam o problema, pois as criações industrializadas propiciam as condições ideais para a proliferação de pragas e doenças causadas por fungos aparentemente responsáveis por muitas mortes de abelhas.
A movimentação das colmeias de fazenda a fazenda para estimular a polinização espalham ainda mais as doenças.
- Nós estamos criando as condições ideais nas colmeias artificiais para promover a contaminação química. Essa é a ironia e não diz respeito somente às abelhas - também pode ser aplicada a florestas naturais versus plantações e monoculturas (que são mais suscetíveis a doenças ) - afirmou  um oficial da ONU.
O programa ambiental da ONU (Pnuma) concluiu no relatório - que "mais de uma dezena de fatores" estão por trás das mortes das abelhas. Nesta lista estão a poluição do ar, a rápida propagação de doenças e a variedade de parasitas, assim como a perda de hábitats para flores selvagens em áreas intensivamente exploradas.
O crescimento no uso de pesticidas, que são absorvidos pelas plantas e podem ser repassados ao pólen e ao néctar, surge como um relevante fator, de acordo com o relatório. Ele mostra que, quando alguns pesticidas são combinados, formam um coquetel potencialmente letal que pode causar danos ao sentido de direção das abelhas e a sua memória.
Os cientistas foram incapazes de identificar quais são os fatores mais importantes, sugerindo que outras pesquisas são necessárias.
Pesquisadores estão preocupados que a redução no número de polinizadores, dado o crescimento global da população, possa levar a sérios problemas de abastecimento de alimentos no médio prazo. Das cem espécies vegetais que fornecem 90% dos alimentos do mundo, mais de 70 são polinizados por abelhas.
O ser humano fabricou a ilusão de que, no século 21, a capacidade tecnológica pode torná-lo independente da natureza. Abelhas mostram a realidade de que somos cada vez mais dependentes dos serviços da natureza em um mundo de quase 7 bilhões de pessoas para alimentar!!!
Fonte: J.Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário