segunda-feira, 14 de março de 2011

Pesquisadores podem ter localizado a cidade perdida de Atlântida

Um grupo de pesquisadores americanos pode ter finalmente localizado a cidade perdida de Atlântida, metrópole legendária que sucumbiu a uma tsunami, há milhares de anos, na Espanha.
- É difícil entender que a tsunami tem o poder de varrer 100 km de terra, mas é isso que aconteceu, diz o professor Richard Freund, da Universidade Hartford, Connecticut, que liderou a pesquisa.
Para solucionar o mistério, a equipe usou uma foto de satélite de uma suspeita cidade submersa para encontrar a localização, ao norte de Cadiz, na Espanha. Lá, enterrada nos pântanos do Parque Doña Ana, eles acreditam ter mapeado o antigo domínio conhecido como Atlântida.
O grupo de arqueólogos e geólogos em 2009 e 2010 usou uma combinação de radar, mapeamento digital e tecnologia subaquática para pesquisar a localização. Primeiro descobriram uma série de "cidades memorial" construídas à imagem de Atlântida.
- Os moradores que não pereceram na inundação pela tsunami foram para o interior e construíram novas cidades - disse o pesquisador, que vai revelar a descoberta no novo canal da National Geographic chamado "Finding Atlantis".
O filósofo grego Platão escreveu sobre a cidade há 2.600 anos, descrevendo-a como "uma ilha situada em frente ao estreito chamado de Pilares de Hércules", como o Estreito de Gibraltar era conhecido na antiguidade. Com a descrição detalhada de Platão como mapa, as buscas foram direcionadas no Mediterrâneo e no Atlântico como melhores possibilidades de localização da cidade. O debate sobre se a cidade realmente existiu dura milhares de anos. Os diálogos de Platão de 360 d.C. são as únicas fontes históricas de informação sobre a cidade.
Os especialistas planejam futuras escavações no local onde acreditam que Atlântida esteja localizada e nas cidades misteriosas da Espanha para estudar mais a fundo formações geológicas e artefatos. Os especialistas lembram que ainda há relatos de tsunamis na região por séculos, sendo o maior registrado o que atingiu Lisboa em 1755.
Parece que finalmente encontraram Atlântida!!!
Fonte: Globo.com

Um comentário: