quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Há 18 anos, a ONU proclamou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, com a intenção de lembrar a humanidade, anualmente, sobre a importância da conservação e do acesso ao recurso para a garantia da vida no planeta.
A ONU quer chamar a atenção para a água porque bem sabemos que dois terços do planeta Terra é formado pelo precioso líquido, mas, só cerca de 0,008% do total da água do planeta é potável (própria para consumo). E, grande parte das fontes desta água ( rios, lagos e represas ) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois pode faltar, num futuro próximo, água para consumo de grande parte da população mundial.
Pessando nisso, foi instituído este Dia Mundial da Água, com o objetivo de criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver o problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a "Declaração Universal dos Direitos da Água". Uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Para comemorar este dia e mais os outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes para colaborar na preservação e economia deste bem natural. Por exemplo:
* Não jogar lixo nos rios e lagos;
* Economizar água nas atividades cotidianas;
* Reutilizar a água em diversas situações;
* Respeitar as regiões de mananciais e divulgar as ideias aos amigos...
Fonte: Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário