sexta-feira, 18 de março de 2011

O que o presidente americano vem fazer no Brasil?

O presidente Barack Obama, chega ao Brasil neste sábado para uma visita de dois dias na qual tentará reforçar  a relação entre Washington e Brasília, estremecida no governo passado por divergências políticas e comerciais.
Barack Obama decidiu começar pelo Brasil sua viagem pela América Latina - que também inclui escalas no Chile e em El Salvador - pois segundo o Departamento de Estado americano, trata-se de um país "firme promotor dos valores democráticos".
A proximidade do Brasil com países conflituosos como Irã e Cuba, os diferentes pontos de vista sobre a situação no Oriente Médio e assuntos regionais, como as bases que a Colômbia cogitou ceder para o uso de militares americanos, deixaram entre Brasília e Washington arestas que ainda não foram aparadas.
As diferenças políticas também em palcos diversos, como a Cúpula sobre Mudança Climática de Copenhague em 2009, na qual o Brasil acusou os EUA e outras potências ocidentais a torpedearem uma tentativa de acordo para reduzir emissões poluentes.
Desde que assumiu o poder, a presidente brasileira deu alguns passos que sugerem uma aproximação com o presidente Obama e, especialmente, uma tentativa de renovar as relações políticas e comerciais com os EUA.
A presidente foi crítica com o Irã, sobretudo em relação ao tema dos Direitos Humanos, e seu governo apoiou as sansões aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra a Líbia (mas a representante brasileira se absteve de votar) pela violenta repressão aos opositores do regime de Muamar Khadafi.
Espera-se, portanto, deste encontro -, "troca de elogios" e o fortalecimento das relações...
Enquanto isso, manifestantes (foto) fazem protestos contra a visita do presidente americano...
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário