sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cães prestam mais atenção aos humanos do que chipanzés

Todos sabem que os chimpanzés são os parentes mais próximos dos seres humanos, mas os cães podem nos entendem melhor do que os primatas, de acordo com uma pesquisa do Instituto Max Planck de Evolução da Antropologia, em Leipzig, na Alemanha.
Segundo o estudo, publicado na última edição da PLoS ONE, os chimpanzés não prestavam atenção quando algum objeto era mostrado, enquanto os cachorros, além de ficarem atentos ao item mostrado, sabiam o que pessoa que segurava o objeto queria.
Os pesquisadores acreditam que os cães podem até nascer com esse atributo, pois filhotes de seis semanas de vidas foram usados no estudo e já entendiam bem o que os cientistas queriam, mesmo sem nenhum tipo de treinamento.
O estudo foi realizado da seguinte maneira: os pesquisadores apontavam para um objeto visível, fora do alcance do humano, mas próximo do animal. Caso o chimpanzé ou o cachorro levasse o objeto aos cientistas, ganhavam suco ou amendoins – no caso dos macacos – ou ração canina seca – no caso dos cães –, como recompensa.
Os primatas ignoraram os cientistas, mas estavam interessados em conseguir a comida, enquanto os cachorros entenderam o que foi proposto. Os cientistas disseram ainda que nem os lobos têm tal habilidade, mesmo que criados em ambientes com seres humanos.
Pesquisadores da Universidade Eötvös, na Hungria, estudaram várias raças de cachorros para descobrir quais são as que mais prestam atenção nos humanos. Cães utilizados por caçadores para encontrar os animais mortos – como o Golden Retriever – e pastores – como o Border Collie – foram os que melhor se saíram nos testes.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário