quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Indígenas comemoram o Ano Novo Maia

Comunidades indígenas da Guatemala, descendentes da milenar cultura maia, comemoraram nesta quarta-feira com cerimônias espirituais em diversos centros sagrados do país o início do Ano Novo 1528, Oxlajuj No'j, estabelecido no calendário solar da civilização pré-colombiana.
A principal celebração, que teve a participação do presidente Otto Pérez Molina, foi realizada no centro arqueológico e cerimonial de Iximché, situado a 100 quilômetros da Cidade da Guatemala (capital do país), com uma cerimônia especial ministrada por sacerdotes, anciãos e guias espirituais das diferentes etnias indígenas.
Durante esse ato, o líder destacou como a principal riqueza dos guatemaltecos o multiculturalismo do país, 'berço da cultura maia' que, segundo ele, deixou um legado de ciências e exatidão à humanidade.
Pérez, que esteve acompanhado de seu vice-presidente, Roxana Baldetti, assim como de diplomatas e representantes da comunidade internacional, anunciou que nos dias 21 de cada mês, até chegar ao 21 de dezembro, quando concluirá o 'quinto sol' - o período da Contagem Longa do calendário maia - serão realizadas atividades similares nos diversos centros cerimoniais indígenas.
Para isso, disse o líder, uma comissão presidencial coordenada por Baldetti, e integrada por diferentes instituições do Estado, se encarregará dos preparativos para a celebração do início da 'nova era' anunciada pelos maias séculos atrás.
Segundo a tradição astronômica maia, o dia 21 de dezembro de 2012, quando termina o período de Contagem Longa estabelecido no calendário solar maia, termina o 'quinto sol' e dá início a uma nova era para a humanidade.
As evidências científicas encontradas em códices maias indicam que o 'quinto sol' do calendário de Contagem Longa começou no dia 13 de agosto do ano 3114 antes de Cristo e concluirá em 21 de dezembro de 2012, com a celebração do 13 Baktun.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário