terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Existem 160 bilhões de planetas alienígenas na Via Láctea

Sabemos que existem, pelo menos, 100 bilhões de estrelas pelo espaço. Agora cientistas afirmam que cada uma delas tem, pelo menos, um planeta ao seu redor.

Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras – existem cerca de 160 bilhões de planetas alienígenas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia.
Este número é uma estimativa gerada por computador já que, oficialmente, conhecemos apenas cerca de 700 planetas alienígenas. Outro dado mostrado pela pesquisa é que a maioria desses astros ainda desconhecidos deve ter uma estrutura pequena e rochosa – muito parecida com a da Terra, com chances de abrigar vida.
Segundo um dos autores da pesquisa, Arnaud Cassan, estrelas cercadas por um ou mais planetas são a regra e não a exceção. “Ou seja, quando olhar para as estrelas, imagine milhões e milhões de mundos escondidos entre elas”, conclui Cassan. Mas, falando em exceções, enquanto há vários planetas orbitando a mesma estrela, recentemente foram descobertos alguns que orbitam dois sóis ao mesmo tempo.O primeiro, Kepler-16, foi logo chamado de “Tatooine” em referência ao planeta desértico onde Anakin Skywalker nasceu, que é iluminado por duas estrelas (em Star Wars). Desde então mais dois sistemas “circumbinários”, como acabaram batizados esses conjuntos, foram encontrados.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário