quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cheque eletrônico

Parece que a velha forma de pagamento pode não ser extinta: cientistas britânicos criaram uma versão eletrônica do cheque. Ela funciona, basicamente, da mesma forma que o cheque tradicional – a diferença é o material com que é feito a caneta que deve ser usada para preencher as folhas.
        A caneta tem uma micro-câmera especial, que grava cada risco feito no papel que, por sua vez, conta com milhões de pontos em sua superfície. Depois de preencher o cheque, a caneta manda (via wireless) todos os detalhes de sua compra para o banco. Esse sistema no, entanto, só é ativado ao chegar na casa do seu dono, o que o torna mais seguro contra falsificações. O banco, então, completa a transação de forma eletrônica.
O uso dos cheques está caindo desde os anos 1980, mas, mesmo assim, estima-se que 3,5 milhões de folhas ainda sejam preenchidas todos os dias no Reino Unido, principalmente por idosos, público-alvo da nova tecnologia. O novo sistema poderia eliminar os custos e o tempo de transporte que esse tipo de pagamento demanda – tanto para quem precisa fazer um depósito quanto para os bancos.
Glisteu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário