terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Derretimento de gelo no Ártico causa invernos com mais neve

O Hemisfério Norte viveu nos últimos dois invernos a segunda e a terceira maiores quedas de neve desde que se começou a registrar as ocorrências climáticas na região. Pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, sugere uma possível causa para o fenômeno: o derretimento do gelo na região do Oceano Ártico, maior nas últimas décadas.
Desde que o nível de gelo do mar Ártico atingiu um novo recorde de baixa em 2007, uma quantidade de neve acima do normal tem sido vista nos invernos de grande parte do norte dos Estados Unidos, noroeste e centro da Europa e norte e centro da China. Para estabelecer a relação, o estudo observou dados coletados entre 1979 e 2010.
A análise revelou dois fatores importantes que podem estar contribuindo para nevascas recentes: as mudanças na circulação atmosférica e as alterações na quantidade de vapor d’água na atmosfera. Os pesquisadores acreditam que o derretimento do gelo aumenta a quantidade de vapor d’água na região do Ártico, aumentando a umidade e interferindo nas correntes atmosféricas.
 Segundo os especialistas, essas mudanças no padrão das correntes teriam causado um movimento mais frequente de ar frio em direção ao sul, varrendo a neve para outras regiões. A pesquisa, publicado na edição desta semana da Proceedings of the National Academy of Sciences, contou ainda com o apoio da NASA e da National Science Foundation (NSF).
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário