Para alcançar a meta de redução de emissão de gases nocivos estabelecida pela ONU, os governos precisarão extrair grandes quantidades dessas substâncias do ar, além de investir trilhões em energia limpa. É isso o que aponta um relatório da própria organização, divulgado nesta quarta-feira, dia 15 de janeiro, que analisa as condições de cumprirmos o objetivo de controlar as mudanças climáticas até 2100.
As emissões precisarão diminuir pelo menos 70% no período de 2010 e 2050 para que a média do aumento de temperatura seja inferior a 2ºC. E, até o momento, o crescimento registrado já é de 0,8ºC.
O relatório da ONU sugere que técnicas de remoção de dióxido de carbono passem a ser empregadas na atmosfera. No entanto, essas tecnologias ainda estão em um nível de desenvolvimento considerado experimental. Entre os maiores projetos estão a reforma da usina Boundary Dam, no Canadá, que será capaz de capturar um milhão de toneladas de gases nocivos por ano.
E apenas a remoção de poluentes também não basta - seria necessário investir 147 bilhões de dólares em energia com baixa produção de gases residuais (solar, eólica e nuclear, por exemplo), além de reduzir o investimento em combustíveis fósseis em 30 bilhões de dólares por ano.
Galileu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário